Fábrica do Samba produz máscaras para doação à Prefeitura

Ação voluntária da escola de samba Unidos da Vila Maria acontece em parceria com a SMS para proteção de profissionais da rede municipal

Fotos: Edson Hatakeyama

#PraCegoVer: Fotografia do interior da fábrica de máscaras. Na imagem aparece os funcionários trabalhando

Funcionários trabalhando na produção de máscaras

 

A Prefeitura de São Paulo passará a receber máscaras para proteção de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) feitas em ação voluntária na Fábrica do Samba, espaço utilizado pelas agremiações do carnaval paulistano para a confecção de fantasias e alegorias.

Cerca de 10 mil máscaras devem ser produzidas por dia pelas equipes do carnaval, além de aventais a serem distribuídos pela SMS para profissionais nas unidades de atendimento do município.

O espaço, que geralmente é utilizado para a fabricação de alegorias e confecção das fantasias dos desfiles da agremiação, foi higienizado e adaptado com uma estrutura própria para funcionar dentro dos protocolos de prevenção da Covid-19. Com mão de obra especializada da própria agremiação e o aval da Secretaria de Saúde, os moldes foram testados no barracão, na última quarta-feira (8).

O presidente da Unidos de Vila Maria, Adilson José, reforça o papel social da agremiação. "O Carnaval é uma festa que não se resume ao dia do desfile. Precisamos também nos responsabilizar pelo bem-estar da sociedade. A Vila Maria já entende esse papel a mais de 18 anos por meio dos nossos projetos sociais e não poderia se abster de fazer algo para minimizar esta situação. Estamos muito felizes em poder ajudar."

Inicialmente a produção será toda direcionada para o setor de saúde e caberá  à Secretaria Municipal fazer toda a logística de distribuição.

A Unidos de Vila Maria também iniciou, na última segunda-feira (6) a arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal na quadra, que fica na zona norte da cidade, de segunda à sexta das 12h às 17h, que serão distribuídas em cestas básicas para a comunidade local.

#PraCegoVer: Fotografia do interior da fábrica de máscaras. Na imagem, profissionais trabalhando