Boletim sobre afastamento de profissionais de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem tomados todas as medidas necessária para mitigar os efeitos da pandemia de coronavírus. No dia seguinte ao anúncio da descoberta de um novo tipo de coronavírus a SMS realizou a primeira reunião de profissionais para estabelecer medidas de preparo e acompanhamento da evolução epidemiológica internacional.

Antes mesmo que a epidemia ultrapassasse as fronteiras da China a SMS iniciou a qualificação da rede de assistência e capacitação de profissionais de saúde, envolvendo diretamente mais de 4 mil funcionários que atuaram com multiplicadores das boas práticas em mais de mil equipamentos de saúde da rede municipal. Este planejamento, leitura de cenários e proatividade permitiu que a cidade tomasse medidas de restrição capazes de permitir que a instalação em tempo recorde hospitais municipais de campanha com capacidade para dois mil leitos de atendimento. O que seria impossível sem a coragem e profissionalismo da extensa e capacitada equipe de assistência que compõem os quadros da saúde municipal.

A preservação da Saúde dos profissionais da linha de frente esteve desde o início entre as principais diretrizes da SMS, que considera o fator humano seu maior ativo estratégico no enfrentamento à Covid-19. Todos os profissionais que apresenta sintomas compatíveis são testados para coronavírus para diagnóstico e tratamento.

Por meio da portaria Nº 154/2020-SMS.G para reorganização dos serviços, estabeleceu que profissionais acima de 60 anos devem ser realocados para atividades de retaguarda como:

• Monitoramento e orientação dos pacientes por telefone;
• Gestão das vagas junto à regulação local e Coordenadoria Regional de Saúde;
• Colaboração com o médico da assistência para agilizar a indicação e disponibilização de medicamentos de uso contínuo, análise do prontuário;
• Avaliação de resultado de exames que chegaram à UBS/Ambulatório/HD e, pelos meios eletrônicos, informação dobre alterações aos pacientes;

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que de 26/2, data do anúncio do primeiro caso de Covid-19, de um paciente vindo da Itália, até o dia (3/4), a Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) responsável por 19 Hospitais Municipais e quatro Unidades de Pronto Atendimento registrou 1.841 afastamentos por quadros de síndrome respiratória incluindo funcionários das áreas administrativas, sem relação com o atendimento de saúde. O número de afastados representa 9,3% do total de 19.675 funcionários da AHM. Entre os afastamentos na AHM, 95 são casos confirmados de Covid-19. Antes da chegada do coronavírus ao Brasil a Autarquia já tinha 652 funcionários afastados, portanto sem nenhuma relação com a pandemia.

No mesmo período, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) com 2.586 funcionários teve 94 afastamentos por síndrome gripal, 11 deles, confirmados de COVID-19. Os afastamentos no HSPM representam 4% do total. Há ainda 105 profissionais afastados por outras patologias que não têm relação com sintomas de Coronavírus.

Instituição Funcionários Afastados Sind. Gripal Proporção Covid-19
AHM 19.675 1.841 9% 95
HSPM 2.586 94 3% 11

As informações das demais unidades que envolvem a assistência básica estão sendo compiladas e serão parte da próxima edição deste boletim que terá periodicidade semanal.