Saúde distribuiu mais de 20 milhões de camisinhas em dois anos de parceria com o metrô de São Paulo

Nesse período, cerca de 1.500 testes rápidos de HIV também foram realizados nas estações na capital

 Por Pedro Malavolta

A parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que administram respectivamente as linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô paulistano, completa dois anos na próxima quarta-feira (2). A articulação prevê a dispensação gratuita de preservativos masculinos (externos) e a realização de testes rápidos de HIV nas estações.

Em julho de 2019, a Companhia do Metropolitano de São Paulo, Metrô, também firmou uma parceria nos mesmos moldes que as concessionárias com a SMS para as demais linhas.

Até o final de fevereiro deste ano, mais de 20,6 milhões de camisinhas foram distribuídas nas estações e 1.465 testes de HIV realizados, em 14 ações de prevenção. Houve ainda a veiculação de campanhas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids nos monitores instalados nas estações e nos trens.

“Com os preservativos disponíveis nas estações, o cidadão não precisa mudar a sua rotina para se prevenir das ISTs. Essa parceria com as concessionárias e com o Metrô, permitiu um grande avanço na nossa política de amplo acesso aos preservativos”, comenta Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.

Os displays de preservativos estão em 36 estações, sendo que na Corinthians-Itaquera há dois dispensadores e, na estação República, mais um na área administrada pela concessionária ViaQuatro e outro no setor mantido pelo Metrô.

Foi na estação República, com a linha 4-Amarela, que a Saúde iniciou essa ação, no dia 2 de abril de 2018, assim como os primeiros testes, em dezembro de 2018, no Dezembro Vermelho. Na estação campeã de dispensação de preservativos foi de 2,7 milhões de camisinhas, em dois anos.

Teste Rápido nas Estações

As primeiras ações de teste rápido para HIV nas estações de metrô foram organizadas pelo Programa Municipal DST/Aids como parte das ações para o 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2018. A estação Capão Redondo, na Linha 5-Lilás administrada pela ViaMobilidade, inaugurou essa nova fase da parceria com as concessionárias do metrô.

“As ações de testagem nas estações permitem que as pessoas que não têm a possibilidade de ir às unidade de saúde, seja da rede especializada em DST/Aids ou da atenção básica, se testarem”, ressalta Cristina Abbate. “Quanto antes uma pessoa souber o seu diagnóstico, mais rápido ela começará o tratamento e, com isso, terá mais chances de não transmitir mais o vírus”, complementa.