Prefeitura inaugura UPA 24 horas no Jaçanã

Unidade de Pronto Atendimento Jaçanã amplia a capacidade de atendimento de urgência e emergência na zona norte da Capital

 #PraCegoVer: Fotografia do lado externo da nova UPA 24 horas Jaçana.

Fotos: Edson Hatakeyama

A Prefeitura de São Paulo, entregou nesta quinta-feira (20), a 3ª Unidade de Pronto Atendimento da zona norte, a UPA Jaçanã. A 14ª UPA da cidade de São Paulo vai realizar 33.560 atendimentos por mês e funcionará todos os dias da semana, durante 24 horas. A UPA é vinculada à Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte e será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).


A população contará com os serviços de urgência e emergência, odontologia e psiquiatria, exames de raios-x, laboratoriais e eletrocardiografia. “Para o bairro vai ser uma ótima opção, porque aqui é muito carente de hospitais, então vai ser muito bom para nós moradores ter essa alternativa para trazer nossos filhos”, declarou Luciano Prado, morador da região.


Para o atendimento, foram admitidos 376 funcionários, entre técnicos de saúde e da área administrativa. A estrutura física da UPA é composta por 32 leitos de observação adulta e infantil, incluindo de emergência e isolamento. Para a construção, aquisição de equipamentos e mobiliários a unidade de saúde contou com R$ 9,1 milhões de investimentos da Prefeitura de São Paulo.


"Com esse processo de atuar conjuntamente com as unidades básicas e com hospital, a gente vai poder melhorar muito o atendimento da população da região”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

#PraCegoVer: Fotografia do lado interno da nova UPA Jaçanã com os equipamentos


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaçanã foi implantada em um terreno de 3.065 m² e possui 1.778 m² de área construída. A obra foi retomada em junho de 2017 pela atual gestão e executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB).


O equipamento atende a todas as normas de acessibilidade vigentes e conta com oito consultórios médicos, sete leitos de emergência, 16 de observação adulto, sete leitos de observação infantil e dois de observação em isolamento. Também há três salas de avaliação de risco, sala de raio x, gesso, medicação, sala para coleta de exames, outra para assistência social, psiquiatria, consultório odontológico, além de vestiários e refeitórios.

#PraCegoVer: Fotografia interna da UPA, mostrando o corredor principal