Hospital Municipal Cidade Tiradentes recebe certificado de acreditação e selo socioambiental

Reconhecimento se deve à busca contínua por melhoria e ao empenho em realizar um trabalho constante de capacitação das equipes

Hospital Municipal Cidade Tiradentes recebeu, nesta terça-feira (18), o Selo Socioambiental 1 - Semente (iniciativa) e entregou o Certificado de Acreditação nível 3, conquistado em janeiro, à superintendente da Autarquia Hospitalar Municipal, Dra. Magali Proença. As conquistas garantem ao paciente que a assistência prestada a ele está totalmente dentro de padrões rígidos de segurança, todos reconhecidos internacionalmente. A unidade é administrada por contrato de gestão entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo e a OSS Santa Marcelina.

Para obter a Acreditação nível 3 a unidade hospitalar precisou atender os seguintes critérios:

1) Cumprir ou superar em 90% ou mais os padrões de qualidade e segurança;
2) Cumprir ou superar em 80% ou mais os padrões de gestão integrada;
3) Cumprir ou superar em 70% ou mais os padrões da Organização Nacional de Acreditação - ONA de Excelência em Gestão ao demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Fundado em 1° de julho de 2007, o HM Cidade Tiradentes foi o primeiro Hospital Municipal e a instituição com o menor tempo em atividade em todo o país (apenas um ano e dois meses) a alcançar o Certificado de Acreditação nível 1, em 2008.

Esse reconhecimento se deve à busca contínua por melhoria e ao empenho em realizar um trabalho constante de capacitação das equipes. A unidade hospitalar revisou os processos estratégicos e de apoio, sua cultura e adequação sob rígidos padrões de qualidade e segurança.

Para o Selo Socioambiental, o desenvolvimento de uma sistemática de objetivos sustentáveis é meta da unidade, que aderiu o Programa Selo Socioambiental Santa Marcelina, criado pela matriz hospitalar. A iniciativa promove as boas práticas de preservação ambiental e evidencia as melhores ações com certificados internos.

A preocupação ambiental vem desde a construção do HM Cidade Tiradentes. O projeto arquitetônico do hospital contempla esse conceito com jardins internos que podem ser vistos de todas as partes do hospital, inclusive da UTI. Também há claraboias que permitem a entrada de luz natural e um sistema de aquecimento de água, com 100 painéis coletores de energia solar que aquecem a água utilizada no dia a dia. Isso representa uma economia de 25% no consumo total de energia.

O Hospital Cidade Tiradentes segue com o programa de educação para consolidar todos esses avanços e assumir novos desafios, uma vez que a Acreditação prevê melhorias contínuas a serem avaliadas periodicamente.