Saúde realiza mais de mil atendimentos durante os dias de pré-carnaval

Plano Médico deu resolução a quase 100% dos agravos de saúde relacionados ao Carnaval de Rua 2020

A Prefeitura de São Paulo realiza em 2020 o maior carnaval da história da cidade com 678 desfiles aprovados e autorizados pela Prefeitura, 38,5% a mais do que no ano passado, quando ocorreram 490 desfiles.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias de pré-carnaval em São Paulo, 1.041 atendimentos durante os desfiles dos blocos pela cidade e apenas 30 pacientes necessitaram de transferências para os hospitais referenciados.

A taxa de resolutividade dos postos médicos foi bem alta, resolvendo 97% dos casos dos pacientes que necessitaram de atendimento local. Somente da área médica foram 536 profissionais de saúde envolvidos a cada dia. Durante o evento, a população contou com assistência em 18 postos médicos e 130 ambulâncias por dia.

Programa Municipal de DST/Aids

O trabalho de prevenção da Saúde também esteve presente nos principais blocos durante os dias de pré-carnaval. Foram distribuídas camisinhas masculinas (externas) e femininas (internas) e sachês de gel lubrificante gratuitamente aos foliões.

Houve também uma ação inédita da prefeitura, com a divulgação dos endereços das unidades municipais de saúde que disponibilizam a Profixalia Pós-Exposição (PEP) ao HIV. A PEP é indicada tanto para casos de violência sexual como em relações consensuais em que a camisinha sair, romper ou não for usada. Ela precisa ser iniciada em até 72 horas após a situação de risco, de preferência nas duas primeiras horas.

Durante todo o período de carnaval, a 19ª edição da campanha “Camisinha na Folia” colocará à disposição dois milhões de preservativos gratuitos, além de sachês de gel lubrificante. As ações tiveram início ainda em janeiro, quando as equipes atuaram nos ensaios das Escolas de Samba de São Paulo. As atividades continuam nos quatro dias de folia e até o pós-carnaval.

Além da distribuição pelos agentes de prevenção, as camisinhas também estão disponíveis nas 20 tendas de serviços da prefeitura que foram instaladas pela Secretaria Municipal da Cultura ao lado das tendas da SMS. Os estoques dos preservativos serão reforçados nos locais fixos de retirada, que incluem os 32 terminais municipais de ônibus e as cerca de 40 estações do metrô.

Saiba mais:

Carnaval com saúde: prefeitura divulga locais para prevenção ao HIV após situação de risco

'Camisinha na Folia' participa do pré-carnaval de São Paulo neste final de semana

Saúde distribuirá dois milhões de preservativos no Carnaval de São Paulo