Carnaval com saúde: prefeitura divulga locais para prevenção ao HIV após situação de risco

Totens informativos da Prefeitura com a programação do Carnaval informam os endereços das unidades de saúde que oferecem Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV

#PraCegoVer: Banner de fundo roxo com uma máscara de Carnaval colorida à esquerda. Ao lado direito há um laço vermelho. Ao centro há o texto Camisinha na Folia.

Pela primeira vez, a Prefeitura de São Paulo divulgará os endereços das unidades municipais de saúde que disponibilizam a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV. A PEP é uma maneira de prevenção ao vírus causador da aids fazendo uso de medicamentos antirretrovirais por 28 dias, que precisa ser iniciada em até 72 horas após a situação de risco e está disponível gratuitamente em 60 unidades da capital paulista.

Em todos os totens que estão espalhados pela cidade com a programação dos blocos de carnaval há um QR Code que direciona para o conteúdo do “Manual do Folião”, com uma série de dicas de segurança, saúde e serviços da Prefeitura, incluindo os locais onde é possível ter acesso a esta outra forma de prevenção a aids.

A PEP é indicada tanto para casos de violência sexual como em relações consensuais em que a camisinha sair, romper ou não for usada.

“As camisinhas continuam sendo a primeira opção, até por protegerem de outras infecções sexualmente transmissíveis, mas a ação ajuda que mais pessoas conheçam outras formas de evitar o HIV”, explica Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

Das 60 unidades de saúde municipais disponibilizam pílulas para a PEP, 36 funcionam 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. Ano passado foram feitas 14 mil prescrições de PEP nas unidades da Prefeitura, o que representou um crescimento de 71% em relação a 2018.

Os endereços dos locais em que a profilaxia está disponível, bem como informações complementares, podem ser vistos ainda no aplicativo para celulares TánaMão nas seguintes versões:

Baixe o aplicativo TánaMão para iOS
Baixe o aplicativo TánaMão para Android
Acesse o site do PM DST/Aids sobre a PEP

#Pra Cego Ver: Arte com fundo roxo e uma ilustração de um relógio na parte superior ao centro, com um círculo salmão ao lado esquerdo do relógio escrito em branco 72 horas. Abaixo da ilustração, há o texto: PEP e mais abaixo A camisinha saiu, rompeu ou não foi usada? Conte com a PEP. Profilaxia Pós-Exposição. No rodapé da imagem há as redes sociais e site do Programa Municipal de DST/Aids, o logotema da campanha Camisinha na Folia, logo do SUS, logo do Programa Municipal de DST/Aids e logo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo


Camisinha na Folia
A SMS realizará a 19ª edição da campanha “Camisinha na Folia”, com ações antes, durante e no pós-carnaval da cidade de São Paulo em 2020. Durante o período, serão disponibilizados 2 milhões de preservativos gratuitos para os foliões, tanto os masculinos (externos) quanto os femininos (internos), além de sachês de gel lubrificante, em diversos pontos da capital paulista. As atividades tiveram início ainda em janeiro, acompanhando ensaios de escolas de samba.