Prefeitura entrega 24 novas ambulâncias para o SAMU

Renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência iniciada em 2017 completa agora as 76 unidades

#PraCegoVer: na foto, há seis ambulâncias dispostas lado a lado, em frente à prefeitura, no Viaduto do Chá.

 

Foto: Leon Rodrigues/Secom

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou nesta segunda-feira (20), as 24 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Essas viaturas substituem as que estavam em circulação há mais de cinco anos. A renovação da frota do SAMU com doação do Ministério da Saúde começou em 2017. Na primeira etapa, foram 14 novas ambulâncias entregues. Em 2018, mais 18 viaturas e, em 2019, outras 20. As 24 unidades entregues completam o total de 76 novas ambulâncias previstas para até 2020.

O prefeito Bruno Covas informou que até o final do ano a intenção é renovar toda a frota, completando 122 ambulâncias. “Hoje, utilizamos cerca de 80 e estamos contratando mais médicos, mais enfermeiros e mais técnicos para podermos utilizar as 122 ambulâncias. Ampliamos de 58 para 76 o número de bases do SAMU e esperamos chegar a um tempo de atendimento de 13 minutos para os casos mais graves, que é o padrão internacional”.

O aporte do Ministério para a compra das 24 novas ambulâncias foi de R$ 4.1 milhões e cada unidade está equipada para o atendimento básico.