Assistência Social e Saúde farão ações conjuntas

Secretarias municipais da Saúde e Assistência Social assinaram protocolo para realização de programas de atendimento integrado

Em reunião intersecretarial realizada na sexta-feira (10) foi apresentado o Protocolo Preliminar de Atuação Conjunta entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Secretaria Municipal da Saúde. A portaria, assinada em outubro de 2018, visa um atendimento integrado das pastas para com a população idosa em situação de vulnerabilidade social. As equipes realizaram um protocolo preliminar que passa a contar com funcionários da saúde nos serviços de SMADS.

Serão um enfermeiro e um técnico de enfermagem, totalizando 40 profissionais, em cada Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Centros de Acolhidas Especiais pra Idosos em Situação de Rua (CAEI). Além disso, serão realizadas ações de prevenção de doenças, por meio de integração do serviço com a Rede de Atenção à Saúde. Os atendimentos começam nesta segunda-feira (13). Essa atuação conjunta será realizada durante 180 dias para avaliação e atuação. A partir disso, é realizado o protocolo final.

O evento, organizado pela equipe da Coordenação de Proteção Social Especial (CPSE), contou com a participação de gerentes e gestores de parcerias dos ILPIs e CAE Idosos, coordenadores dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e área técnica da CPSE.

A abertura da reunião contou com falas do coordenador de Proteção Social Especial, Nelson Alda, que garantiu ser fundamental a discussão sobre a situação da pessoa idosa inserida em nossa sociedade e citou a significância de uma “construção coletiva e uma discussão técnica” sobre o tema para progredirmos de maneira eficiente. A técnica da área do idoso da CPSE, Claudia Rosa Lima, desejou boas vindas para a equipe da área da saúde e apresentou os serviços da assistência social que eles trabalharão a partir da próxima semana. “A nossa atuação com a Secretaria Municipal da Saúde é para termos um diagnóstico melhor para as pessoas dentro dos nossos serviços”, afirmou.

A Prefeitura conta atualmente com sete Centros de Acolhida Especiais para Idosos em situação de rua, com 702 vagas; 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos, 480 vagas e 16 Centros Dia para Idosos, 480 vagas.