Prefeitura inaugura Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Perus

Unidade irá qualificar e ampliar o atendimento de urgência e emergência na região

 

#PraCegoVer: Fotografia do lado externo da nova UPA Perus.

Inauguração da nova UPA Perus

Fotos: Edson Hatakeyama

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta quarta-feira (18), na rua Estevan Ribeiro Resende s/n, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Perus. O equipamento será administrado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com portas abertas 24 horas todos os dias.

A nova unidade de Saúde é a segunda UPA instalada na Zona Norte da capital, e a 12ª da cidade. Com capacidade para atender 63.655 pacientes por mês, a UPA Perus vai absorver todos os atendimentos que eram oferecidos pelo Pronto Socorro Perus, com mais espaço, recursos e conforto para o usuário.

“Esta é mais uma das obras, importantes para a população, que estavam totalmente paralisadas e foram retomadas pela prefeitura nos últimos dois anos. Neste semestre, já inauguramos as UPAS Tito Lopes e Júlio Tupy, na zona Leste, e a UPA Pirituba aqui na Zona Norte”, diz o Secretário da Saúde Edson Aparecido. A prefeitura tem ainda as os equipamentos de Santana, 21 de Junho e Vila Maria, que serão totalmente reformados e transformados em UPA.

A entrega da obra da UPA City Jaraguá acontece em meados de agosto de 2020. A região norte também será beneficiada com a construção da UBS City Jaraguá e a reforma da UBS Vila Zatt, AMA/UBS Anhanguera e AMA/UBS Perus e a AMA Parque Anhanguera.

“A estrutura do Pronto Socorro foi dobrada na UPA com mais equipamentos, uma ampla área de emergência e uma melhor estrutura para atendermos a população”, destacou a técnica em enfermagem da UPA, Priscila Ferreira.

A unidade contará com o acréscimo de 182 profissionais somados ao efetivo que já atuava no Pronto Socorro. Serão ao todo 403 funcionários num espaço que conta com 79 salas, em dois andares servidos por elevadores e toda a estrutura necessária para os atendimentos.

Para a construção e aquisição de equipamentos e mobiliários foi investido pela Secretaria Municipal da Saúde o montante de R$ 9.172.473,42. A obra da UPA Perus foi realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras. A atual gestão retomou a obra em julho de 2017 e as edificações foram concluídas em novembro deste ano. A unidade recebeu um investimento de R$ 6,2 milhões do Tesouro Municipal.

A UPA conta com oito consultórios médicos, sete leitos de urgência, cinco de observação infantil, 14 leitos de observação adulto e dois de observação de isolamento. Também possui salas de ortopedia, Raio X, gesso, medicação, de inalação adulto e infantil, para coleta de exames e um consultório odontológico, além de local de triagem, vestiários e refeitórios, assim como uma sala de Assistência Social e atendimento especializado em psiquiatria.

“Essa UPA é uma grande conquista do povo de Perus. Foi uma luta. O espaço está muito bonito e mais próximo de casa”, explicou Eloisa Helena Claro, moradora da região.

Com uma área construída de 2.137m² a UPA Perus utiliza recursos importantes para a sustentabilidade como sistema de reuso de água e aquecimento solar. A construção atende todas as normas de acessibilidade.

Os investimentos na qualificação da rede pública na região continuarão sendo intensificados. O prédio onde funcionava o Pronto Socorro vai passar por obras de reforma e adequação para abrigar a nova Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Especialidades Perus; o Ambulatório de Especialidades (AE), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e parte da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS).
 

#PraCegoVer: Fotografia do lado interno da nova UPA Perus.