São Paulo tem programação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Atividades incluem testagens rápidas, ações de visibilidade e homenagens em diferentes regiões da cidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), deu inicio à campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º de dezembro). As testagens para HIV, seminário de pesquisas e ações de visibilidade para a causa já começaram em diferentes pontos da cidade.

A campanha teve início no último final semana, com uma testagem rápida de HIV no Centro Cultural Grajaú, na zona sul da cidade, e a realização do V Xirê, ambos no sábado (23); no domingo (24), foi a vez da avenida Paulista receber a unidade móvel de testagem do PM DST/Aids.

Outras três ações de testagem rápida de HIV foram realizadas nesta segunda (25), terça (26) e quinta-feira (28), nas estações Corinthians-Itaquera, Santo Amaro e Luz, respectivamente.

A quarta-feira (27) foi dedicada para dois eventos. Pela manhã, o PM DST/Aids promoveu o XI Seminário de Pesquisas em IST/Aids, em que foram apresentados três estudos que estão realizados nos serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em DST/Aids. Além disso, o evento contou com o lançamento do XIV Inventário de Pesquisas em IST/Aids, que contempla todas as pesquisas em andamento ou já concluídas nesse ano na RME, bem como os trabalhos do programa de DST/Aids apresentados em eventos científicos, como congressos e simpósios.

Durante a tarde, uma cerimônia foi realizada na Praça das Artes, no centro da cidade, para homenagear organizações da sociedade civil que atuam com HIV/Aids e que participaram do edital de financiamento de projetos comunitários do PM DST/Aids no biênio 2017-2019. 

Parcerias
Para a campanha deste ano, o PM DST/Aids manteve e criou parcerias com diversas instituições para amplificar a abrangência das atividades. Pelo terceiro ano seguido, por exemplo, a TV Gazeta dedicará esta sexta-feira (29) para falar sobre HIV/Aids, recebendo em seus programas a equipe do PM DST/Aids, especialistas na causa.

Além disso, os shoppings Tatuapé, Vila Olímpia, Morumbi, Anália Franco e Penha estão veiculando, voluntariamente, mensagens de prevenção ao HIV em totens digitais dos corredores dos estabelecimentos.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) veiculará na noite do dia 1º de dezembro um laço gigante vermelho, símbolo da campanha, no painel de LED instalado na fachada da instituição na avenida Paulista.

A ViaQuatro e a Via Mobilidade, concessionárias das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, além de cederem espaços das estações para a testagem, intensificaram a distribuição de preservativos nas paradas de trens, já que todas as estações das duas linhas contam com enormes dispensadores de camisinhas. Elas ainda têm veiculado gratuitamente mensagens de incentivo à retirada desse importante insumo de prevenção nas estações.

Além dessas parcerias, os relógios de rua da capital paulista vão reproduzir mensagens sobre a campanha, e monumentos, prédios e hospitais municipais serão iluminados em vermelho.

Estão previstos ainda o lançamento de testes de clamídia e gonorreia como um projeto piloto no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital paulista e da ampliação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/Aids São Mateus, na zona Leste, para Serviço de Atenção Especializada (SAE).

Na reta final da campanha, o PM DST/Aids celebra os 30 anos do primeiro serviço municipal especializado em DST/Aids da capital, o CTA Henfil, que está localizado desde sua inauguração, em 1989, no centro da cidade.

A programação da campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids na capital paulista segue até o dia 19 de dezembro, como parte do “Dezembro Vermelho”, criado em 2017 pelo legislativo brasileiro para dar visibilidade ao HIV/Aids e promover a prevenção e assistência ao tema.

Abaixo estão detalhadas as próximas atividades:
*O cadastro e a coleta das testagens rápidas de HIV terminam 30 minutos antes do horário informado

Sexta-feira – 29/11
Testagem Rápida de HIV
Onde: TV Gazeta (Av. Paulista, 900)
Parceria com Fundação Cásper Libero e TV Gazeta
Horário: 10h às 17h

Domingo – 1º/12
Testagem Rápida de HIV
Onde: Av. Paulista - na altura do Parque Prefeito Mário Covas (Av. Paulista, 1853)
Horário: 11h às 16h

Terça – 3/12
Testagem Rápida de HIV
Onde: Estação Pinheiros de metrô (Linha 5-Amarela)
Horário: 11h às 16h

Quarta – 4/12
Testagem Rápida de HIV
Onde: Estação Capão Redondo de metrô (Linha 5-Lilás)
Horário: 11h às 16h

Cerimônia de Entrega da Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV
Onde: Abertura da 16ª EXPO EPI – Brasília, DF
Horário: noite, a definir

Quinta – 5/12
Testagem Rápida de HIV
Onde: Praça Princesa Isabel, s/n - Centro
Horário: 14h às 19h

Domingo – 08/12
Testagem Rápida de HIV
Onde: Av. Paulista - na altura do Parque Prefeito Mário Covas (Av. Paulista, 1853)
Horário: 11h às 16h

Segunda – 09/12
Testagem Rápida de HIV
Onde: Terminal Municipal de Ônibus da Lapa
Horário: 11h às 16h

Terça – 10/12
Testagem Rápida de HIV
Onde: Estação Itaim Paulista da CPTM
Horário: 9h às 16h

Quarta – 11/12
Testagem Rápida de HIV
Onde: Estação Campo Limpo de metrô (Linha 5-Lilás)
Horário: 11h às 16h

Quarta – 18/12
30 anos do CTA Henfil
Onde: Hotel Boulevard Inn
Horário: 15h


OBS.: As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) e os 26 serviços da RME DST/Aids também estão realizando ações de prevenção ao HIV em seus territórios. São cerca de 40 atividades programadas por toda a cidade.