Saúde faz evento sobre religiões afro-brasileiras e prevenção às ISTs/Aids neste sábado (23)

Encontro faz parte das atividades do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e do Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º de dezembro)

 

#PraCegoVer: Convidados no evento das religiões afro-brasileiras. Todos estão em pé e sorrindo, alguns estão vestidos de branco.

Em 2018, na quarta edição do evento, profissionais da saúde, gestores e líderes de Terreiros se reuniram para debater prevenção às ISTs/Aids

 

Por Thiago Pássaro

O Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, realiza no próximo sábado (23), a partir das 9h, na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade, a quinta edição do Xirê, um encontro entre as religiões afro-brasileiras e a saúde pública. No centro da discussão está o balanço das atividades do ano, e as articulações para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids na relação entre os Terreiros e as unidades de saúde da Rede Municipal Especializada (RME) em DST/AIDS.

O evento faz parte das atividades da SMS para o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e também abre a campanha da pasta municipal da saúde para o Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º de dezembro).

O Xirê é um projeto que tem como objetivo articular as comunidades dos Terreiros de religiões afro-brasileiras e as unidades de saúde da Rede Municipal Especializada (RME) em DST/Aids para ações de prevenção, nos diferentes territórios da cidade, reconhecendo os Terreiros como parceiros em potencial para a resposta à epidemia de HIV.

“Essas comunidades estão atuando em resposta à epidemia de aids em diferentes níveis, sempre atendendo às necessidades básicas de seus pares, na periferia, que vão para além das questões religiosas-espirituais. Questões como saúde sexual e reprodutiva, acesso aos serviços públicos de qualidade e promoção da saúde misturam-se á prevenção de HIV, diagnóstico, vinculação ás unidades e assistência, envolvendo a linguagem, as simbologias e a visão de mundo dos Terreiros, associadas à atuação de um sistema de saúde universal, atento à necessidade de promoção da equidade e cuidado integral na diversidade”, explica Celso Ricardo Monteiro, coordenador do projeto.

Os Terreiros concentram uma significativa parcela da população negra paulistana, bem como parte da comunidade LGBT+, dois dos principais segmentos sociais em situação de maior vulnerabilidade ao HIV. “Dialogar com essas pessoas e reconhecer a importância dos Terreiros nesse universo, considerando o Estado laico, é um ponto importante no enfrentamento ao HIV/Aids na cidade, indo ao encontro da Política Municipal de Atenção à Saúde Integral da População Negra”, completa Monteiro.

A programação do encontro prevê, além do balanço das atividades do ano, uma mesa redonda sobre desafios e experiências e o lançamento da segunda geração de materiais de comunicação para o projeto. Os produtos comunicacionais usados atualmente foram elaborados conectando o conhecimento e as linguagens da saúde e das religiões afro-brasileiras. Esses materiais foram revisados para atender ao visual e as linguagens mais atualizadas, além de divulgar as novas tecnologias de prevenção ao HIV.

Para participar do V Xirê, é preciso se inscrever no link bit.ly/xire2019. As vagas são limitadas e as inscrições se encerram na próxima sexta-feira, dia 22.

Serviço:
V Xirê – Encontro Municipal de Religiões Afro-brasileiras e Saúde
Data: 23 de novembro
Horário: A partir das 9h
Local: Biblioteca Mário de Andrade (Rua Consolação, 94 – Consolação – Próximo à estação Anhangabaú do Metrô)
Inscrições pelo formulário bit.ly/xire2019
Evento gratuito