Prefeitura entrega novas instalações de UBS Recanto Verde Sol

Unidade fica em São Mateus e será responsável pelo atendimento de 30 mil moradores da região

 

#PraCegoVer: Na imagem, fotografia do lado interno da UBS Recanto Verde Sol. Algumas pessoas estão sentadas, outras estão em pé.

 

Fotos: Edson Hatakeyama

 

A população de São Mateus, na zona Leste do município de São Paulo, recebe nesta quarta-feira (6) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Recanto Verde Sol. A estrutura física da unidade conta com 29 salas e será referência para o atendimento de cerca de 30 mil moradores do bairro Jardim Arantes.

A unidade será gerenciada pela Organização Social (OS) Fundação do ABC e adotará o modelo de Estratégia Saúde da Família (ESF), com sete equipes completas de ESF, além de uma para atuar no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Entre os 100 profissionais responsáveis pelo funcionamento da UBS estão sete médicos generalistas, sete enfermeiros, 14 auxiliares de enfermagem, 42 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de farmacêutico, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo e nutricionista.

"São Paulo já está vendo a transformação da Saúde por meio dos investimentos que a Prefeitura tem feito em todas as regiões da cidade e hoje, a zona Leste ganha mais esta unidade, além da reforma que melhora o atendimento à população na UBS Três Marias" declara o Secretario municipal da saúde Edson Aparecido.

 

#PraCegoVer: Foto da parte interna da unidade, com munícipes e funcionários do local. Algumas pessoas estão sentadas nas cadeiras de espera e outras estão ao fundo.

Aberta de segunda a sexta, das 7h às 19h, a UBS terá capacidade de realizar, mensalmente, 2.912 consultas médicas de generalistas ESF, 1.092 consultas de enfermagens, 8,4 mil visitas de ACS, além de 1,8 mil outros procedimentos.

A Supervisão Técnica de São Mateus (STS) conta com 17 Unidades Básicas de Saúde. Em 2020 estão previstos o início da construção de outras unidades, UBS Conquista II e Parque das Flores, ambas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).