HSPM inaugura Serviço de Referência em Saúde da Mulher Servidora

Melhorias receberam investimento de cerca de R$ 700 mil entre adequações, mobiliários e equipamentos

 

#PraCegoVer: Fotografia do lado interno do Serviço de Referência em Saúde da Mulher Servidora do Hospital Público Municipal (HSPM)

Inauguração do novo Serviço de Referência em Saúde da Mulher Servidora

 

Fotos: Edson Hatakeyama

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou nesta quinta-feira o Serviço de Referência em Saúde da Mulher Servidora no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). O novo serviço fica no quarto andar do complexo hospitalar e qualifica o atendimento às mulheres servidoras nas especialidades Ginecologia e Mastologia.

Este atendimento é multidisciplinar - envolvendo médicos e profissionais da psicologia, fisioterapia, serviço social e equipe de enfermagem. O diagnóstico prevê exames de Ultrassonografia, Papanicolau, Colposcopia e Mamografia, tudo em um só local.

“O grande desafio da saúde municipal é definir uma política eficaz de acesso mais amplo possível para a população, fazendo com que cada equipamento cumpra a sua vocação e o HSPM passa por uma grande reforma que vai permitir essa qualidade no atendimento ao servidor”, disse o secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido.

A obra no antigo Ambulatório de Ginecologia teve início em 30 de agosto e, ao longo de quase dois meses houve substituição de forro, de piso vinílico, revestimento cerâmico, portas, pias, torneiras, luminárias, armários e vidros. A reforma incluiu lavatórios, troca e renovação das instalações elétricas e instalação de ponto de lógica em todos os consultórios e pintura geral.

Os serviços englobaram toda a proteção radiológica da nova sala de mamografia e adaptações dos banheiros para pessoas com mobilidade reduzida, melhorando a acessibilidade.

Foram instaladas duas portas de vidro, sendo uma na entrada do novo Serviço de Referência em Saúde da Mulher Servidora e outra na nova Central de Exames para maior privacidade da paciente durante a realização dos exames. Cortinas de divisão de leito e nas janelas dos consultórios oferecem ainda conforto térmico.

A recepção ganhou nova identidade visual. Armários, mesas, cadeiras, longarinas, mesas ginecológicas e outros mobiliários para equipar as salas são contrapartida dos Contratos Organizativos de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES).

As melhorias contemplam 771 m², sendo 665 m² do Ambulatório da Saúde da Mulher e 106 m² do corredor em um investimento de cerca de R$ 700 mil entre adequações, mobiliários e equipamentos.

 

#PraCegoVer: Fotografia interna do corredor do novo Serviço de Referência em Saúde da Mulher Servidora.