Prefeitura homenageia os mais de 8 mil agentes comunitários de saúde da capital

Evento no Anhembi teve entrega de placas e certificados e agradecimento aos profissionais que atuam diretamente na promoção da saúde casa a casa em todas as regiões da cidade

Nesta quinta-feira (31), mais de 8 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam na Prefeitura de São Paulo foram homenageados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), durante o evento “A Contribuição do Agente Comunitário de Saúde na Implementação do SUS na Atenção Primária do Município de São Paulo”.

O evento no Centro de Convenções do Anhembi, em alusão ao Dia Do Agente Comunitário de Saúde, comemorado todo o dia 04 de outubro, teve uma programação com entrega de placas para agentes homenageados, certificado de participação para todos esses profissionais que atuam no dia a dia da população em todas as regiões da cidade.

“Eu não poderia deixar de agradecer a todo o trabalho que vocês têm feito na cidade de São Paulo. É nossa obrigação cuidar da Atenção Básica e é exatamente esse trabalho preventivo de vocês que faz a grande diferença na política de saúde da cidade de São Paulo. Em meu nome e em nome de toda a população da cidade, eu agradeço a esse trabalho e a vocação que vocês têm, um grande abraço!”, disse o prefeito Bruno Covas em vídeo exibido no telão durante a cerimônia.

O Agente Comunitário de Saúde é um importante vínculo entre as unidades de saúde e as pessoas atendidas nesses equipamentos. São eles que visitam as famílias e as orientam quanto à utilização dos serviços de saúde, além de realizarem atividades de promoção da saúde e de prevenção de doenças.


A prevenção da dengue casa a casa é uma das atividades desses profissionais que mereceu destaque no palco do evento. O grupo de agentes comunitárias da UBS Sacomã apresentou ao vivo a paródia “Sua casa”, criada por essa equipe para sensibilizar a comunidade de Heliópolis sobre a dengue e como evitar os criadouros de mosquito nas casas.


“Nós não teríamos chegado aos índices de combate à dengue e ao sarampo, se não fossem os agentes de saúde”, afirmou o secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido.


Agentes que formam o grupo de Pagode CAPS Itaquera também se apresentaram e uma painel sobre a contribuição do agente comunitário de saúde na Implementação do SUS no Brasil e na Atenção Primária do Município de São Paulo, com o professor Eduardo Jorge, também deu visibilidade ao trabalho dos agentes.


Profissional com amplo conhecimento do território e de seus moradores, o agente comunitário integra o programa dos ACS, criado pelo Ministério da Saúde na década de 1990.


Como mediadores, que escutam os problemas das famílias e atuam diretamente para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, sobretudo as que vivem em situação de vulnerabilidade social, eles são protagonistas na elaboração de estratégias que melhoram a qualidade do trabalho desenvolvido pela Atenção Básica.