Campanha Outubro Rosa promove ação de conscientização nos serviços de Saúde da capital

Durante todo o mês serão organizadas nas Unidades Básicas de Saúde diversas atividades com foco na prevenção e tratamento do câncer de mama

O câncer de mama pode ser tratado quando é detectado logo no início, o que coloca a mamografia, o autoexame e o acesso à informação como grandes aliados das mulheres. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) e hospitais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conta com Serviços de Referência de Mama (SRM), que já realizaram 68.730 mamografias, 18.932 consultas em mastologia e 2.891 procedimentos cirúrgicos entre janeiro de 2018 e junho de 2019.

Na luta contra a doença os 59.700 novos casos de câncer de mama em mulheres esperados pra o biênio 2018-2019 em todo o Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), fortalecem-se as atividades com a campanha Outubro Rosa. No município de São Paulo, no mesmo período, são esperados 5.900 casos, e com o objetivo de alertar a população feminina e promover a conscientização sobre a doença, a SMS promoverá, por meio de suas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e hospitais municipais, ações relacionadas à saúde da mulher ao longo de todo o mês.

Entre as atividades destacam-se palestras e rodas de conversa sobre prevenção do câncer de mama; importância do autoexame; oficinas de maquiagem; orientação em salas de espera com temática para rastreio de câncer de colo de útero e de mama; prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); coleta de Papanicolau, entre outras.

“Tivemos um grande ganho na batalha contra o câncer de mama, por meio dos 11 Serviços de Referência de Mama que reduziram o tempo de encaminhamento de casos positivos para seu efetivo tratamento. Estes centros, além de realizar mamografias, oferecem atendimento especializado em mama, onde o mastologista antecipa a realização da biópsia, quando necessária. Antes destes serviços, a paciente aguardava em média, 86 dias para uma consulta com o especialista e agora este tempo foi reduzido para 37 dias, em média. Quando a biópsia é positiva, a paciente é imediatamente encaminhada ao serviço de onco-mastologia e é atendida em cerca 23 dias (antes este tempo era de 41 dias)”, afirma a responsável pela área técnica de Saúde da Mulher, Sônia Raquel.

Esses serviços têm o objetivo de melhorar e ampliar o acesso e a qualidade dos atendimentos voltados à saúde da mulher, apoiando a rede de Atenção Básica na avaliação diagnóstica e seguimento das alterações mamárias.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é conhecido mundialmente como o mês voltado para ações relacionadas à prevenção e diagnóstico do câncer de mama, com o objetivo de disseminar os cuidados e encorajar as mulheres a realizarem seus exames.

As iniciativas são consideradas fundamentais para a prevenção, visto que, nos estágios iniciais, a doença é silenciosa, ou seja, o portador não exibe os sintomas. “Por isso, a mamografia é uma ferramenta importante para identificar um possível câncer quando muito pequeno”, disse Sônia. “Nossas metas são a melhoria do acesso, o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e consequente redução da mortalidade por esta doença”, completou.

“O estímulo ao autocuidado e a disseminação da informação entre as mulheres nestes encontros e nos ambientes familiares/sociais, podem contribuir para salvar vidas”, finalizou a médica.

O laço na cor rosa está relacionado à campanha do Outubro Rosa e é o símbolo internacional usado por empresas e organizações na luta contra a doença, e por isso, a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições e monumentos.

Confira, nos links abaixo, a lista de unidades da SMS e a programação das atividades que serão realizadas em cada uma delas:

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste

Hospital Municipal e Maternidade Prof. Mario Degni

Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes A. Silva - Vila Nova Cachoeirinha

Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)