Saúde faz teste rápido de HIV na estação Brás do Metrô nesta quinta

Ação acontece das 11 às 15h30 na área de integração com os trens da CPTM

Por Pedro Malavolta

#PraCegoVer: Imagem com cor de fundo vermelho, no canto inferior direito, desenho de um trem. Pequeno texto dizendo: Teste rápido de HIV na estação brás Quinta feira 19/09 das 11h às 16h

 

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PM DST/Aids), oferecerá gratuitamente teste rápido para o HIV na estação Brás, linha Vermelha do metrô, que faz integração com diversas linhas de trens da CPTM. A atividade faz parte de uma parceria realizada entre a SMS e a Companhia do Metropolitano (Metrô), empresa estatal que administra as linhas Azul, Verde, Vermelha e Prata.

“Ampliar o acesso aos testes para o HIV é uma estratégia relevante para a prevenção. Estudos apontam que pessoas que conhecem sua sorologia têm melhores chances de iniciarem o tratamento precocemente e tornarem-se indetectáveis em curto período de tempo”, explica Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.

Pessoas que vivem com HIV, mas têm quantidade muito baixas do vírus no sangue, sendo indetectável nos exames, não transmitem o vírus por via sexual. “É o que chamamos de indetectável é igual intransmissível, ou I igual a I”, explica Cristina.

Nessa primeira fase de implantação estão incluídas sete estações. Na linha 1-Azul, a ação inclui Tucuruvi e Jabaquara e na linha 3-Vermelha, Tatuapé e Brás. Na linha 2- Verde: Paraíso, Consolação e Tamanduateí, todas fazem conexão com outras linhas e contemplam esses passageiros. As estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô e os 27 terminais de ônibus municipais também possuem dispensadores de preservativos gratuitos. A parceria com o Metrô começou em julho deste ano e com a ViaQuatro, que administra a linha 4-Amarela, em abril de 2018.