Campanha orgânica nas redes sociais divulga a PEP na capital

Ação criada com alunos voluntários do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo esclarece a alternativa de urgência para prevenção ao HIV em situações de risco de infecção, como sexo desprotegido

Por Thiago Pássaro

A camisinha saiu, rompeu ou não foi usada em uma relação sexual? Existe uma alternativa de urgência para prevenir o HIV nessa situação: a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Trata-se do uso de uma medicação diária, por 28 dias seguidos, para evitar a infecção. Mas tem um detalhe: para fazer efeito, a PEP deve ser iniciada em até 72h depois da exposição de risco ao vírus, de preferência logo nas duas primeiras horas.

Apesar dessa forma de prevenção ao HIV já estar à disposição da população gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) há cerca de 10 anos, muitas pessoas ainda desconhecem a PEP.

Para ampliar a divulgação da profilaxia, o Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, lança nessa semana uma campanha publicitária orgânica nos perfis oficiais das redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) desenvolvida por alunos do último ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo voluntariamente.

#PraCegoVer: Arte com fundo branco, amarelo e vermelho, com a frase "A camisinha saiu, rompeu ou não foi usada? conta com a PEP". Na parte inferior, há a arte de uma boca com os comprimidos da PEP

"A falta de informação é determinante para impactar a saúde das pessoas. Por isso, todos precisam saber que a PEP existe, quando usar e que há mais de 50 serviços municipais de saúde que oferecem a profilaxia gratuitamente, inclusive 24h", diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.
A proposta dessa articulação é que os estudantes desenvolvam campanhas publicitárias de prevenção ao HIV/Aids e, dessa forma, tenham contato com uma causa de interesse público.

"A realização da campanha nos trouxe a um novo segmento da publicidade, a saúde e a conscientização, onde não há um produto sendo vendido. O desafio de ter um senso de empatia pelo público que seria atingido, além de trazer maior conhecimento sobre o sistema de saúde e a causa a ser trabalhada, foi o que fez do trabalho inesquecível”, diz Rebeca Mendes Moreno, aluna da agência fictícia na faculdade, a Radix, composta por 13 estudantes.

As peças criadas pelos alunos serão veiculadas ao longo desta semana (2 a 6/09), diariamente, destacando as principais informações sobre a PEP e em diferentes formatos, como vídeo e enquetes. O foco é o público jovem, entre 15 e 29 anos, que em 2017 concentrou mais da metade das novas infecções de HIV na capital paulista. 

"Foi gratificante e muito engrandecedor para nossa formação comunicar a importância da saúde e da qualidade de vida, que deve estar em primeiro lugar”, opina a estudante Julia Miranda.

A escolha dessa semana não é à toa. Na próxima sexta-feira (06) é o dia do sexo e a ideia é justamente informar a população que a camisinha ainda é o método mais simples e eficaz de prevenção, mas caso alguma situação de risco aconteça, há a profilaxia para evitar a infecção do HIV.

Na cidade de São Paulo, a PEP pode ser encontrada nos serviços da Rede Municipal Especializada em DSTs/Aids, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, bem como em unidades de saúde abertas 24h, como Pronto-Socorros (PS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Os endereços estão disponíveis no site do PM DST/Aids.

Equipe Radix/ agência do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo: Bárbara Anacleto, Caroline Santos de Oliveira, Danna Franca, Felipe Andrade Anastácio, Igor Nunes, Luma Fernanda Marques Pereira, Matheus Ferreira, Natália Steirnich Capel, Thaís Perin, Thiago Messina Lopes e Victoria de Souza Gonçalves, Julia Miranda e Rebeca Mendes Moreno.
Campanha para SMS/ Programa Municipal de DST/Aids: Profilaxia Pós-Exposição (PEP)