Hospital Maternidade Mário Degni inaugura salas dedicadas ao parto humanizado

Espaço entregue à população nesta sexta-feira (28) proporciona um ambiente acolhedor para a mãe e ao bebê

#PraCegoVer: Na foto, o secretário municipal da saúde Edson Aparecido e o prefeito Bruno Covas posam durante a inauguração da sala de parto humanizado. Ao fundo, há uma fotografia de uma mulher segurando um bebê, estampada na parede da sala.

A cerimônia de entrega das salas de parto humanizado contou com a presença do secretário municipal da Saúde Edson Aparecido e do prefeito Bruno Covas.

 

A partir desta sexta-feira (28), o Hospital Municipal e Maternidade Profº Mário Degni, na região do Rio Pequeno, Zona Oeste, passa a contar com um espaço concebido para a realização de partos humanizados. Seguindo uma tendência cada vez mais presente no cuidado obstétrico, as duas novas salas de atendimento a gestantes já estão disponíveis para a população.

“Eu não tenho dúvida que esta ação representa mais uma revolução para que possamos não apenas atender, mas atender bem. Garantir não apenas o nascimento, mas a humanização, com um bom atendimento à mulher e à criança. Que este exemplo possa servir para outras unidades do próprio município e para todo o Brasil, mostrando que é possível, pelo SUS, ter um atendimento que antes a gente só via em hospitais privados”, disse o prefeito Bruno Covas.

A estrutura dos quartos para parto humanizado conta com equipamentos como cama hospitalar, berço aquecido, cadeira para acompanhante, aromatizador, luz de cromoterapia, massageador e aparelho de som. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e seguro tanto para a gestante quanto para o bebê.

“No parto humanizado o acompanhamento é individualizado, a paciente não fica apenas com a equipe do hospital, mas com acompanhante e junto ao bebê, logo após o nascimento. Isso dá mais segurança à gestante, que se sente mais acolhida no momento do parto e no pós-parto também, já que ela permanece por duas horas sob os cuidados da enfermagem até ser encaminhada para o alojamento conjunto”, explica o diretor do hospital Mário Degni, José Alfredo Martini. Os defensores do parto humanizado acreditam que o contato com a mãe nos primeiros momentos após o parto tem efeito benéfico na saúde do bebê.

 

#PraCegoVer: secretário Edson Aparecido e o prefeito Bruno Covas recebem orientações sobre as salas de parto humanizado que serão  disponibilizadas à população. Na sala, há uma cama e equipamentos médicos para as gestantes e uma foto se uma mulher segurando carinhosamente um bebê na parede.

O Hospital Municipal e Maternidade Profº Mário Degni é referência no atendimento e conta com ambientes acolhedores para as mães e os bebês. 

 

A unidade de saúde passou por reformas realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). As intervenções tiveram início em setembro de 2018 e foram finalizadas em janeiro deste ano. Foram executados os serviços de pintura, manutenção nas instalações hidráulicas, elétricas, pisos, portas e adequações para acessibilidade. A Prefeitura investiu R$ 299 mil nesta manutenção.

Além das duas novas salas, a unidade também recebeu uma sala de aleitamento materno, onde as mães podem receber orientações sobre amamentação e a importância do período de lactação para o desenvolvimento do recém-nascido.

A expectativa é que 60% dos partos normais realizados na unidade aconteçam nas novas instalações. Cabe à mulher a decisão de optar pelo parto humanizado, desde que apresente boas condições físicas e nenhum risco à saúde do bebê. O hospital Mário Degni, que registra, em média, 160 nascimentos por mês, é referência no atendimento de gestações de alto risco, porém, por questões de segurança, as novas salas não serão utilizadas por gestantes que apresentem este quadro clínico.

A unidade municipal recebeu no último dia 29 de maio o Selo Sinasc (categoria Ouro), que reconhece o trabalho realizado por hospitais, maternidades e casas de parto (públicos e privados) no aprimoramento da coleta de informações sobre os nascidos vivos no município de São Paulo.

O Hospital Municipal e Maternidade Profº Mário Degni disponibiliza, além da Atenção Hospitalar à Gestação de Alto Risco, Serviço de Diagnose e Terapêutica (SADT), Programa Aborto Legal e Atendimento a Vítimas de Violência Sexual.

Parto Humanizado na rede Pública
O parto humanizado já é oferecido em outros hospitais da rede municipal de saúde. Recentemente, os Hospitais Municipais Vila Nova Cachoeirinha e o Dr. José Soares Hungria (Pirituba) também receberam espaços novos totalmente dedicados à prática. Os hospitais Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo), Tide Setubal e Campo Limpo também oferecem a opção às gestantes.

Serviço
Hospital Municipal e Maternidade Prof. Mário Degni
Local: Rua Lucas de Leyde, 257 – Rio Pequeno
Funcionamento: 24 horas
Informações: 3394-9330