Saúde na Parada LGBT+ 2019: 2 milhões de preservativos e mais de 2000 autotestes de HIV distribuídos nos dias de celebração da diversidade

Entre 17 e 23 de julho, semana que antecedeu a 23ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde também realizou 280 testes rápidos de HIV

Por Pedro Malavolta

 

#pracegover na foto, 8 agentes de saúde com placas de programas de doenças sexualmente transmissíveis e bolsas cheias de preservativos, para distribuição

Agentes de prevenção distribuem preservativos na Parada do Orgulho LGBT+

O Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), distribuiu mais de dois milhões de preservativos, realizou 280 testes rápidos de HIV e disponibilizou 2280 kits de autoteste para diagnóstico do vírus causador da aids. Para as atividades foram mobilizados cerca de 150 pessoas, entre profissionais da SMS e agentes de prevenção. O PM DST/Aids ainda realizou campanha nas redes sociais e a instalou mobiliário urbano na avenida Paulista para reforçar mensagens de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Os dados são do balanço das ações durante a Semana do Orgulho LGBT+ de São Paulo, entre 17 e 23 de junho.

“Vamos apostar cada vez mais em ações de distribuição de preservativos e testagem para que a gente possa conter a epidemia de aids e alertar a população que a doença ainda é uma questão importante de saúde pública e não uma questão que está superada”, afirmou o prefeito Bruno Covas em entrevista coletiva realizada ontem (23), durante a Parada do Orgulho LGBT+. “São Paulo assinou o Acordo de Paris, que inclui a meta 90-90-90, para que a cidade possa ser referência no tratamento e na prevenção”, completou o prefeito.

A meta 90-90-90 estabelece como objetivo, até 2020, que 90% das pessoas vivendo com HIV sejam diagnosticadas, 90% delas estejam em tratamento e 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetectável, quando a quantidade de vírus no corpo chega a um índice muito baixo a ponto de não poder ser contabilizada pelos exames.

A ampliação da testagem em locais para além das unidades de saúde – como as realizadas na quarta-feira (19) à noite, na rua Augusta, e na quinta-feira (20), durante a Feira Cultural LGBT+ na praça da República – fazem parte das ações para atingir a meta 90-90-90.

A distribuição dos kits de autotestes é outra maneira de ampliar o número de pessoas com acesso ao diagnóstico. “A procura pelo autoteste foi grande, o que demonstra, mais uma vez, a expressiva demanda de uma parcela da população para essa metodologia, preferindo realizar o teste com mais privacidade”, comentou Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids. O autoteste para HIV é distribuído gratuitamente nas unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids e em outros 12 pontos alternativos desde fevereiro deste ano.

Camisinhas
Ao longo da Semana do Orgulho LGBT+ 2019 de São Paulo, o PM DST/Aids colocou à disposição cerca de 2 milhões de preservativos, ao reforçar o abastecimento nas unidades de saúde, nos terminais de ônibus municipais e também nas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás. Em todas as atividades de testagem também foram oferecidos preservativos gratuitos, bem como sachês de gel lubrificante. O destaque ficou para a própria parada, quando esses insumos de prevenção foram distribuídos massivamente pela avenida.

Visibilidade durante o desfile
Quem esteve na 23ª Parada do Orgulho LGBT+ na avenida Paulista viu os galhardetes e os totens instalados em 36 postes no canteiro central da via com mensagens de prevenção ao HIV e outras ISTs. Havia ainda agentes de prevenção, que estavam equipados com uma costeira com cartaz para ampliar a difusão de mensagens.

As artes enfocaram seis temas: o estímulo ao uso da camisinha, Profilaxia Pós-Exposição (PEP) , Profilaxia Pré-Exposição, o incentivo à testagem de HIV e divulgação sobre a comprovação científica do Indetectável = Intransmissível (I=I).

Os galhardetes e totens permanecem na avenida Paulista até o dia 30 deste mês.

Redes Sociais
O PM DST/Aids também lançou uma campanha nas redes sociais, que contou com cobertura em tempo real das atividades promovidas, divulgação prévia das ações e ainda a divulgação de vídeos com mensagens de prevenção, com a mesma temática dos totens e galhardetes da paulista e que contou com a participação de pessoas da comunidade LGBT+, como mulheres trans e gay.

 

 Veja os demais vídeos da campanha Vem Pra Prevenção!