Placas de identificação das unidades de IST/Aids da cidade de São Paulo celebram a diversidade e o acolhimento

Primeiras placas na cor violeta foram instaladas nesta quarta-feira (19), durante a Semana do Orgulho LGBT+

Por Pedro Malavolta

 

#pracegover foto da fachada do CTA DST/AIS Henfil, mostrando a placa nova, com a cor violeta.



Nesta quarta-feira (19) que antecede a 23ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, três unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em infecções sexualmente transmissíveis (IST)/Aids receberam novas placas de identificação na cor violeta.

“A cor representa o acolhimento à diversidade, violeta está no espectro da bandeira símbolo da população LGBT+. As populações com maior vulnerabilidade às infecções de transmissão sexual e ao HIV são as pessoas trans e os gays, portanto, com a escolha dessa cor, a rede de serviços especializados reforça atitudes de respeito e de prioridade as mesmas”, considera a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Maria Cristina Abbate.

As três primeiras unidades que receberam as novas placas foram o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) Henfil, CTA Pirituba e CTA Santo Amaro. Até o final de julho, as demais 23 unidades da RME receberão a nova identificação.

Ações de saúde na Semana do Orgulho LGBT+

A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará dois milhões de preservativos durante a Semana do Orgulho LGBT+ de São Paulo, entre 17 e 23 de junho. As camisinhas estarão disponíveis nos eventos oficiais da Associação da Parada GLBT de São Paulo (APOGLBT), nos terminais de ônibus municipais, nas unidades de saúde e nas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô. Haverá, ainda, duas ações de teste rápido para HIV em locais de grande circulação, campanha de prevenção nas redes sociais e a instalação de mobiliário urbano para reforçar mensagens de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Leia também: Saúde distribuirá dois milhões de preservativos na Semana do Orgulho LGBT+ de São Paulo de 2019