Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 17 de Junho de 2019 | Horário: 17:32

Sambando com Saúde reúne 1.500 pessoas na zona Norte

Ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 774 atendimentos no sábado (15/06) na quadra da Escola de Samba Unidos da Vila Maria

Por Ligia de Souza

 

#pracegover na imagem há duas agentes de saúde sentadas à uma mesa conversando com duas pessoas na escola de samba

Agentes de saúde atendem população na quadra da Escola de Samba Unidos da Vila Maria



Um público de mais de 1.500 pessoas aplaudiu a mais uma edição do projeto Sambando com Saúde, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com as escolas de samba da cidade.

Neste sábado, 15, a SMS - por meio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), Supervisão Regional de Saúde e Microrregião Vila Maria/Vila Guilherme, e em parceria com a Escola de Samba Unidos de Vila Maria -, realizou, na quadra do grêmio recreativo, um dia inteiro de ações de promoção, prevenção de saúde e controle de doenças, além de atividades ligadas à beleza e autoestima, lazer e cultura.

O projeto Sambando com Saúde, tem como proposta conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e de buscar a melhoria da qualidade de vida. Assim, oferece, em ambiente festivo e familiar, os serviços que estão à disposição da população nos equipamentos da saúde.

Entre as atividades, o público teve acesso a vacinação contra a influenza, a febre amarela e o sarampo; aferição de pressão arterial; verificação de peso e altura; testagens rápidas de HIV e sífilis; cuidados odontológicos, com rastreamento para prevenção de câncer bucal, orientação de escovação e distribuição de kits de higiene. Sessão de auriculoterapia (acupuntura na orelha) e emissão de cartão SUS.

Em meio à apresentação da Velha Guarda da Escola e da Bateria Mirim da Unidos da Vila Maria, que se apresentou com os meninos do Projeto de Integração Pró-Autista (PIPA), da Beneficência Nipo-Brasileira de SP, e de atividades como aulas de Zumba e rodas de Capoeira, o time de 85 profissionais da Saúde também orientou o público sobre temas importantes como descarte seguro de medicamentos; prevenção do câncer de mama e do colo de útero, doenças transmitidas por vetores (como o mosquito Aedes aegypti) e animais sinantrópicos - como roedores, pombos e escorpiões, que ocupam o meio urbano.

Parceria aprovada

#pracegover na foto há três servidores da saúde e duas munícipes, se abraçando



O público deu Nota 10 a todos os quesitos desta edição do Sambando com a Saúde. Frequentadora do Horto Florestal e chef de cozinha Elenice Lombardo, soube do evento e fez questão de participar na quadra. “Unir o samba a cuidados com a saúde é uma ótima iniciativa. Tomei pela primeira vez a vacina contra o H1N1, já que não integro grupos de risco e ainda convidei amigos da região a participar”, disse.

Superintendente da Microrregião Vila Maria/Vila Guilherme, dr. João Ladislau Rosa considera “essa parceria fundamental para a integração com a comunidade da região. O evento Sambando com Saúde reforçou a importância dessas ações que colaboram para a promoção da saúde preventiva e o bem-estar da população.”

Supervisor de saúde da Vila Maria/Vila Guilherme, dr. Antonio Augusto Leporace disse que a estratégia é vencedora. “Conseguimos aproximar a comunidade do serviço público, contribuindo com o sucesso das políticas de saúde e melhoria da qualidade de vida.”

O coordenador do Departamento Social da Unidos de Vila Maria, Jefferson Eloy (Nilo) que representou a diretoria da Escola, falou em nome do presidente, Adilson José de Souza. “É uma honra abrir a quadra da Vila Maria para a nossa comunidade prestigiar o samba e ainda receber atenção médica, odontológica e aprender a prevenir doenças.”

 

collections
Galeria de imagens