Saúde oferece serviço de odontologia nas UBS

Prevenção e tratamento na rede municipal é estratégia de promoção da saúde integral dos paulistanos

Por Marcos Barbieri*

A saúde bucal vai além da aparência causada pelo sorriso ou o hálito e pode estar diretamente ligada a outros problemas de saúde. Uma má higienização da cavidade oral pode acarretar cárie, placa bacteriana, gengivite e outros problemas que podem favorecer a entrada de microrganismos na corrente sanguínea e causar infecções, afetando a alimentação e a mastigação. Sem falar que infecções podem evoluir, por meio da corrente sanguínea, afetar outros órgãos, tornando-se graves.

Uma má higienização da boca pode gerar o acumulo de resíduos alimentares nos dentes e próteses, formando a placa bacteriana, uma das causas da gengivite e de cáries. As bactérias presentes em nossas bocas se alimentam dos nutrientes presentes na saliva e resquícios de alimentos, liberam ácidos diretamente no esmalte dos dentes e com isso. Formam-se as cárie, a placa bacteriana que ocasiona a doença periodontal, infecções na estrutura dentária (ossos e gengivas).

Além de possivelmente resultarem na perda dos dentes, causam mau hálito e gengivite, tanto a cárie quanto a doença periodontal também propiciam a entrada de microrganismos na corrente sanguínea.

Para indivíduos com gengivite e infecções, a entrada desses microrganismos pode acarretar em um maior risco de problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVC), problemas respiratórios, uma vez que essas bactérias podem chegar até os pulmões e causar até problemas gástricos. Mulheres gestantes também estão mais propensas a terem gengivite, que pode levar a abortos espontâneos, além das alterações de hormônios devido à menstruação, menopausa e puberdade, que deixam as gengivas mais sensíveis, pois isso se deve tomar um maior cuidado com a saúde bucal.

 

• Dicas para manter uma boa higienização bucal

Para evitar as cáries, a gengivite e outros problemas causados pela placa bacteriana, recomenda-se escovar os dentes ao menos três vezes no dia, principalmente após as refeições para eliminar resquícios de alimentos, utilizar o fio dental para eliminar a placa bacteriana entre os dentes, controlar o consumo de açucares que propiciam o surgimento de cáries, além de frequentar o dentista regularmente.


• Serviços ofertados para a saúde bucal

Dentre os programas voltados para a saúde bucal disponibilizados no município, há o Programa Saúde da Escola (PSE), que realiza ações odontológicas de orientação educativa, triagem de risco, escovação supervisionada com aplicação de flúor. No último mês de abril, foi realizada a Campanha de detecção do câncer bucal, com público alvo maior de 60 anos.

Dados do Ministério da saúde, em 2018 foram realizados 8.387.001 atendimentos dentre ações coletivas, ações de vigilância em saúde, coleta de material, diagnósticos, consultas, tratamentos e outros procedimentos. Desse total, 478.642 representam atendimentos na faixa etária de 0 a 19 anos e 901.803 representam atendimentos na faixa etária de 20 a 59 anos, evidenciando que a população adulta é a que mais procura o atendimento odontológico na cidade.

Atualmente, a rede municipal conta com 1.494 cirurgiões dentistas, divididos por UBS (orientação de higiene bucal, aplicação de flúor, restauração dentária e outros procedimentos), CEO (prótese, tratamento e reabilitação em ortodontia preventiva, cirurgia oral menor) e Serviço de Atenção Especializada (SAE – atendimento integral ao paciente com infecção sexualmente transmissível).

*Sob supervisão de Christiane Santoro Balbys