Terminal Vila Prudente de ônibus e estação Campo Belo do metrô ganham dispensadores gratuitos de camisinhas

Mais de 7,7 milhões de preservativos já foram retirados nas estações de metrô e terminais de ônibus municipais nos primeiros quatro meses do ano

#PraCegoVer: na imagem é possível observar, do lado direito, o display com preservativos e, do lado esquerdo, ao fundo há pessoas descendo pelas escadas rolantes da estação de metrô Campo Belo, da linha 5 - Lilás.Dispensador com capacidade para mais de 28 mil camisinhas facilita o acesso à essa forma de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids

 

 

Por Pedro Malavolta


Desde a semana passada os usuários da estação Campo Belo, da Linha 5 – Lilás do metrô, e do terminal de ônibus municipal da Vila Prudente já podem retirar gratuitamente preservativos masculinos no seu trajeto diário. Nesses locais foram instalados dispensadores com capacidade para mais de 28 mil camisinhas. O objetivo é facilitar o acesso a essa importante forma de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids.

“Os munícipes podem retirar preservativos gratuitamente em todas as unidades municipais de saúde de São Paulo, mas sabemos que nem todos acessam os serviços. É por isso que colocamos os dispensadores em locais de grande circulação de pessoas, como nos terminais de ônibus municipais e nas estações de metrô, como também em ONGs, pontos de cultura e casas de entretenimento adulto”, explica Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/Aids), órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

A disponibilização de camisinhas nas estações do metrô é uma parceria entre o PM DST/AIDS e as empresas ViaMobilidade, que administra a Linha 5-Lilás do metrô, e a ViaQuatro, concessionária da linha 4-Amarela. A iniciativa teve início em abril do ano passado, com a instalação do primeiro dispensador na estação República da Linha 4-Amarela. Em agosto, 12 estações da Linha 5 passaram a disponibilizar camisinhas aos seus usuários.

Desde dezembro de 2018, todas as dez estações da Linha 4-Amarela e as dezesseis da Linha 5-Lilás que estavam em funcionamento já possuíam um dispensador de preservativos. Com o início do seu pleno funcionamento, neste mês de maio, a estação Campo Belo também terá esse serviço.

A parceria com os terminais de ônibus municipais é mais antiga, começou em dezembro de 2015. Hoje, 27 terminais possuem dispensadores.

Entre janeiro e abril de 2019, 7,7 milhões de camisinhas já foram disponibilizadas nos transportes públicos, 4,2 milhões no terminais ônibus municipais e 3,5 milhões nas estações de metrô.