Saúde já realizou mais de 47 mil atendimentos no Mutirão nos Bairros

São Mateus contou com ações no sábado; programa lançado no início de abril pela Prefeitura de São Paulo já visitou trinta e cinco bairros

#PraCegoVer: Munícipe recebe orientações sobre a saúde da pessoa idosa e prevenção de acidentes, com uma agente de saúde

Evento ocorreu em São Mateus, zona leste, e contou com diversos serviços, como a prevenção de acidentes doméstios para a pessoa idosa. 

 

Fotos: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo ultrapassou a marca dos 47 mil atendimentos realizados dentro do projeto “Mutirão nos Bairros”. Somente em São Mateus, palco da ação mais recente, que aconteceu no sábado (07), foram: teste glicêmico com 200 pessoas, vacinação com 22 pessoas, cromoterapia com 35 pessoas e ressonância magnética com 300 munícipes. Além disso, 510 pessoas foram orientadas sobre os serviços de vigilância em saúde, 88 pessoas foram atendidas na tenda dos idosos e orientações sobre alimentação saúdavel com 170 pessoas. Por fim, 290 pessoas foram orientadas sobre higiene oral, com a distribuição de 500 kits para higienização (pasta, escova de dente e fio dental). 

Lançado no início de abril pela Prefeitura de São Paulo, o projeto tem o objetivo de levar à população de espaços mais distantes os serviços oferecidos por diversas secretarias municipais e as principais atividades de zeladoria.

Além de Santana, já participaram do programa os bairros do Campo Limpo, Freguesia do Ó/Brasilândia, Guaianases, Santo Amaro, São Mateus, Itaquera, Parelheiros, Capela do Socorro, M' Boi Mirim, Pirituba/Jaraguá, Ermelino Matarazzo, Lapa, Mooca, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Vila Maria, Perus, São Miguel Paulista, Ipiranga, Jaçanã, Casa Verde, Aricanduva, Cidade Ademar, Jabaquara, Vila Mariana, Vila Prudente, Penha, Pinheiros, Itaim Paulista, Sé, Butantâ e Santana. Foram 47.773 mil atendimentos ao todo, além de 5.310 kits de higiene bucal, 34.832 preservativos e 1.200 lubrificantes distribuídos.

O Mutirão nos Bairros conta com o apoio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, de Subprefeituras e Cohab – Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo.