Toxoplasmose: Covisa coleta amostras de alimentos direto da fonte

Coordenadoria de Vigilância em Saúde segue rastreando casos da doença notificados no município

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) segue atuando na investigação dos surtos de toxoplasmose relatados no município. Após ações sanitárias realizadas nos locais denunciados, desta vez foi a vez de fiscalizar os fornecedores desses estabelecimentos.

Dez profissionais – dentre eles, um engenheiro agrônomo, um engenheiro de alimentos, uma nutricionista, uma veterinária e uma bióloga – estiveram presentes nesta sexta-feira (24) na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) para coletar amostras de alimentos que foram encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.

“Desde que tivemos informação de aumento do número de casos de toxoplasmose no município, implantamos várias ações para proteger a saúde dos munícipes. Já emitimos um alerta há 15 dias à população para que evitasse consumo de carne crua ou legumes, frutas e verduras mal higienizadas”, diz Solange Maria de Saboia e Silva, coordenadora da COVISA.

Até agora, foram identificados três surtos (quando há mais de dois casos da doença) em bairros de diferentes regiões da cidade. “Estamos realizando todas as amostras de água, alimentos, hortifrútis necessárias, fazendo a rastreabilidade dos produtos, para que a população esteja protegida”, completa Saboia.

Saiba mais: http://bit.ly/2HWBnjR