HSPM realiza o 4° Encontro das Práticas Integrativas

Programação inclui atividades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, entre outras propostas terapêuticas

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realiza, no dia 6 de junho, o 4º Encontro das Práticas Integrativas. O evento é aberto ao público e ocorrerá no anfiteatro do hospital, das 8h às 18h, com vagas limitadas.

O HSPM vem construindo uma história no campo das Práticas Integrativas e Complementares. No início, inspirado na Medicina Chinesa, trouxe a visão integral do indivíduo e mais tarde integrou as terapias de conhecimento popular. Nesses anos de atuação foi construído um espaço com peculiaridades e características próprias, que projetou o hospital no cenário nacional como uma referência no tema.

A sala de meditação do HSPM oferece aos funcionários, pacientes, acompanhantes, voluntários e ao público em geral, várias propostas terapêuticas que complementam o atendimento da medicina clássica. A coordenadora do Programa Vida e Terapia, Joseli Beatriz Suzin explicou que a proposta do evento é o encontro das práticas complementares e a divulgação do trabalho realizado nestes 20 anos de existência."Além do que, há quatro anos passamos a ser campo de estágio da primeira residência multiprofissional em práticas integrativas no Brasil, ligada à Secretaria de Saúde de São Paulo (SMS)”.

Neste ano, o Programa Vida e Terapia completa 20 anos na Sala de Meditação. Para comemorar esta data, foi organizado um evento para oferecer oportunidade aos terapeutas de compartilharem suas experiências com todos aqueles que se interessam pelo tema.

Os parceiros desse trabalho são a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da área de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e a Secretaria Municipal de Gestão (SMG) por meio da coordenação de Gestão da Saúde do Servidor (COGESS), com o trabalho de prevenção em saúde com práticas corporais.

A programação do evento contará com diversas atividades que compõem as práticas integrativas da Sala de Meditação como arte Mahikari, Reiki, Mãos Sem Fronteiras, Johrei, Tai Chi Chuan, Meditação, Escuta Amiga, Reflexologia, Curas das Atitudes/ Terapia do som com Tigelas de Cristal, Dança Circular, Barra de Access, Constelação Familiar, Hypnoterapia, Essências Florais e Coaching.

Participará do encontro o coordenador das áreas de Pesquisa e Ensino da Unidade de Pediatria Integrativa do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo (FMUSP), Profº Dr.  Ricardo Monezi, e da representante da ONU, coordenadora local do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na implantação do Programa Viva Voluntário, Luana Moraes Amorim, .

Serviço:
Local: Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)
Endereço: Rua Castro Alves, 60, 9º andar - Anfiteatro
Data: quinta-feira, 6 de junho de 2019
Horário: 8h às 18h
Aberto ao público

Inscrições neste link de formulário.

Programação:

8h - Credenciamento e Café
8h30 - Abertura
9h15 - A Ciência das Práticas Integrativas: passado, presente e futuro no Brasil e no mundo
10h15 - Reiki
10h35 - Barra de Access
10h55 - Mãos sem Fronteiras
11h15 - Momento lúdico com o I Ching e nossas mãos
11h20 - Arte Mahikari
11h40 - Taichi Chuan
12h - Reflexologia

Intervalo

13h30 - Onde está o Brasil no voluntariado?
14h - Cura das Atitudes
14h20 - Escuta Amiga/Meditação Cristã
14h40 - Meditação Budista
15h - Liang Gong
15h20 - Constelação Familiar
15h40 - Terapia do Som com Tigelas de Cristal
16h - Dança Circular
16h20 - Hypnoterapia e Florais
16h40 - Coaching