Hospital do Servidor Público Municipal recebe obras de revitalização

Trata-se da primeira grande reforma desde a inauguração do equipamento, há mais de 60 anos. Obra incluiu instalação de piso tátil, conserto do telhado no setor das caldeiras e do elevador que estava inativo, entre outras benfeitorias

 

#PraCegoVer: profissional da manutenção, vestido com uma blusa azul, instala cano de cobre no HSPM
Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) passa por reformas

 Foto: HSPM SMS/Ascom


O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), localizado na zona Sul da capital, está passando por uma fase de revitalização, cujo objetivo é atender seus pacientes com mais eficácia e agilidade. As reformas começaram em abril deste ano, com o conserto do vazamento em uma das caldeiras e, em seguida, outras benfeitorias.

Entre as mudanças está o reparo do vazamento nas autoclaves (aparelhos utilizados para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares) e a instalação de novos canos de cobre. A nova rede encontra-se em funcionamento e está na fase de acabamento dos reparos nas paredes. Áreas do hospital que não contavam piso tátil, importantes para este tipo de estabelecimento, agora contam com este benefício.

O telhado do setor das caldeiras foi consertado, assim como um tomógrafo e um dos elevadores. Uma das caldeiras, que estava desativada, começou a ser reparada. Houve ainda a instalação de chuveiro no banheiro do SAMU.

A área do Serviço de Nutrição e Dietética será contemplada com novos sistemas de exaustão, rede de esgoto e água fria. Serão instaladas bancadas de serviço e substituídas as instalações elétricas, pisos e paredes. As obras têm previsão de término em nove meses.

As câmaras frigoríficas serão reformadas, assim como o almoxarifado e o estoque de alimentos. O local será isolado da cozinha. Está em andamento a contratação, em caráter emergencial, de empresa para prestação de serviços de nutrição e alimentação hospitalar pelo período de seis meses. O valor estimado do contrato é de R$ 4.433.547,60 e prevê o fornecimento de dietas gerais e especiais - destinadas a pacientes e acompanhantes.

Organização

O material médico hospitalar que estava fora de uso foi removido e teve a destinação correta. Os itens que não são mais utilizados foram encaminhados para o Departamento de Suprimentos DGS-12 e Ecopontos, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Macas e cadeiras de rodas foram retiradas dos corredores do Pronto-Socorro Adulto e das enfermarias. Assim como foi retirado o mobiliário que aguardava manutenção. As peças foram encaminhadas para um depósito onde serão recuperadas para uso posterior.

Projetos

Estão sendo confeccionadas novas placas sinalizadoras para indicar os setores da unidade e proporcionar autonomia aos usuários.

As reformulações na unidade hospitalar também contam com vários projetos. O primeiro deles é para a construção de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida na entrada do equipamento. O segundo tem como objetivo a reorganização do material do almoxarifado e, o terceiro, a ativação de uma área para equipe de enfermagem.

Sobre o Hospital do Servidor

O HSPM presta assistência aos servidores públicos municipais, ativos e inativos, respectivos dependentes e pensionistas. Também oferece atendimento de emergência à população em geral, por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade realiza, em média, 11.500 atendimentos mensais por meio do pronto-socorro. Por ano faz 540 mil atendimentos ambulatoriais, 900 cirurgias e mais de 2 milhões de exames.

Conta com um complexo hospitalar, cinco ambulatórios descentralizados nas regiões de Santo Amaro, São Miguel, Carrão, Lapa e Tucuruvi, além de uma Hospedaria de Cuidados Paliativos, um Centro Administrativo e uma parte de um edifício que abriga o setor de gráfica e vestiários para funcionários.

A unidade tem 258 leitos instalados, incluindo os de alta complexidade e de observação adulto e infantil, além de 32 leitos externos de psiquiatria masculinos e femininos e dez de Hospedaria de Cuidados Paliativos.

A ala ambulatorial possui 134 consultórios , que atendem a 37 especialidades médicas, 11 multiprofissionais, 147 sub-especialidades e cinco ambulatórios descentralizados nas regiões da Lapa, Carrão, São Miguel Paulista, Santo Amaro e Tucuruvi.

A Unidade de Emergência – Pronto-Socorro adulto, infantil e obstétrico é aberto à população (referência para a região centro oeste da cidade) para atendimentos de casos de urgência e emergência, mediante convênio com o SUS.