SAE DST/Aids Campos Elíseos tem capacidade de atender mais de 4 mil pacientes por mês

Unidade presta assistência integral aos portadores do vírus HIV e aos acometidos pela doença

Cuidados especiais de enfermagem, orientação, atendimento psicológico e clínico nas especialidades de infectologia, ginecologia, pediatria e odontologia para os portadores do vírus HIV ou acometidos por Aids podem ser encontrados no Serviço de Atenção Especializada (SAE) DST/Aids Campos Elíseos, na região central da cidade.

A unidade, que nesta segunda-feira (22) recebeu as visitas do prefeito Bruno Covas e da secretária em exercício, Edjane Maria Torreão Brito, também se dedica integralmente a prestar assistência a esse público, para tratar de infecções oportunistas que se aproveitam da queda da imunidade como hepatites e tuberculose. Em fevereiro, o serviço tinha 4.612 pacientes em Terapia Antirretroviral (TARV). Somente em 2018, foram registradas cerca de 1 mil novas matrículas com diagnósticos de HIV ou Aids.

O serviço conta, ainda, com iniciativas de prevenção no Centro da cidade, onde há concentração de jovens de 15 a 29 anos, população de interesse para a prevenção da doença. O SAE promove, também, o controle e a distribuição de medicamentos, ofertas de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), realização de exames de monitoramento e projetos de prevenção às IST/Aids. Oferta de Teste Rápido (TR), imunização para Hepatite A e demais vacinas destinadas aos que vivem com o HIV, oferta de preservativos (masculinos e femininos), gel lubrificante e insumos de redução de danos fazem parte da assistência oferecida.

O SAE Campos Elíseos está localizado na Alameda Cleveland, 374, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.