“Camisinha na Folia” distribuirá preservativos gratuitos nos blocos de Carnaval de São Paulo

Ação de prevenção estará em 10 blocos como “Minhoqueens”, “Bregsnice”, “Tarado Ni Você” e “Sai, Hétero”

 

Por Thiago Pássaro

A campanha “Camisinha na Folia”, do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, volta às ruas da capital paulista nos próximos quatro dias de Carnaval para distribuir preservativos gratuitos aos foliões. No total, 10 blocos serão contemplados com a ação de prevenção.

No sábado (02), os agentes do PM DST/Aids estarão no “Tarado Ni Você”, “Bregsnice”, “Kevin”, “Minhoqueens”, “João Capota na Alves” e “Jegue Elétrico”. No dia seguinte (03), a ação será no “Helipa LGBT+”.

Na segunda-feira (04), a campanha “Camisinha na Folia” chega ao “Pinga Ni Mim” e “Bloco Emo”. E para fechar o feriadão de Carnaval, “Saí, Hétero” na terça-feira (05).

“Apesar dos casos de HIV terem caído cerca de 3% e os de aids 9% na cidade de São Paulo entre 2016 e 2017, a prevenção não pode parar, especialmente no Carnaval, que concentra milhões de pessoas, especialmente os mais jovens. Em 2017, a faixa etária entre 15 e 29 anos representou 51% do total das novas infecções de HIV na capital paulista”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids. “O preservativo e as outras formas de prevenção ao vírus precisam estar, portanto, cada vez mais acessíveis e onde as pessoas estão”, conclui.

Além dos agentes de prevenção nos blocos, os preservativos também podem ser retirados gratuitamente nas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô e nos terminais de ônibus municipais de São Paulo.

Pós-Carnaval
Depois da quarta-feira (06) de cinzas e mais dois dias de descanso, a folia retorna no sábado (09) e domingo (10), quando novamente os preservativos serão distribuídos gratuitamente nos blocos.

Os agentes estarão no “Meu Santo É Pop”, “Diversidade” e “Siga Bem Caminhoneira” no sábado, e “Pipoca da Rainha” no domingo (10), encerrando o Carnaval 2019.

Somando todas as ações da campanha “Camisinha na Folia”, que iniciou na primeira semana de fevereiro nas quadras das Escolas de Samba, o programa de DST/Aids da capital paulista colocará à disposição 2 milhões de preservativos.