Saúde amplia programa de Práticas Integrativas para prevenção de doenças

Portaria assinada nesta quarta 27 prevê ampliação dos serviços que incluem Meditação, Tai Chi e Ioga


Prefeito Bruno Covas fala sobre a importância das Práticas Integrativas para o equilíbrio do ser humano e para o envelhecimento saudável

 

Fotos: Edson Hatakeyama

Quando se pensa em saúde pública a primeira imagem que vem à mente é de um hospital ou pronto socorro. Mas na cidade de São Paulo o tema vai muito além disso. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) assinou nesta quarta-feira (27), uma portaria que vai fortalecer e ampliar a oferta de práticas integrativas. Técnicas de meditação, práticas corporais como Ioga, Tai Chi, Lian Gong são alguns exemplos destas atividades que promovem o equilíbrio físico e emocional como forma de prevenir as mais diversas doenças.

O documento foi assinado durante o Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), diante de mais de 800 profissionais do município. As PICS atuam tanto na prevenção de agravos quanto na promoção e recuperação da saúde. Hoje há mais de 400 equipamentos de Saúde que oferecem as práticas na rede municipal de São Paulo.


Secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, assina portaria que vai fortalecer e ampliar a oferta de práticas integrativas nia cidade

 

“A Organização Mundial da Saúde prevê a importância das PICs para que possamos humanizar a relação entre o serviço de saúde e o usuário, e também para que a gente possa garantir o equilíbrio físico, o equilíbrio emocional e, em especial, um envelhecimento saudável. As Práticas Integrativas Complementares não podem e não devem ser consideradas questões secundárias e inferiores no tratamento e na prevenção de saúde aqui na cidade. É importante reconhecermos o papel delas para que possamos tratar e prevenir doenças”, disse o prefeito.

A SMS atua de forma inovadora (pioneira no país) no campo das PICS ao desenvolver o Programa Residência Multiprofissional da Atenção Básica / Estratégia da Saúde da Família Multiprofissional.


Emílio Telesi Jr., coordenador da área técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde segura documento assinado pelo secretário

 

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, destacou que em 2018 foram realizados 220.000 atendimentos em PICS. Na cidade, há 70.930 grupos de práticas corporais e meditativas, foram realizados 70.457 atendimentos com acupuntura, sendo 47.119 com auriculoterapia e 18.999 consultas médicas em homeopatia.

"Sem dúvida, podemos afirmar que as Práticas Integrativas e Complementares são uma nova eficácia de promoção da saúde para todas as faixas etárias, com destaque especial para os mais idosos", disse.

Entre outras modalidades, são consideradas PICS também a Medicina Tradicional Chinesa (que inclui Fitoterapia, Acupuntura, práticas corporais e meditativas), Homeopatia, Fitoterapia e Plantas Medicinais, Ayuverda (medicina indiana), Medicina Antroposófica, Termalismo e Crenoterapia, Naturopatia, Shantala, Dança Circular, Reiki, Arteterapia, Musicoterapia, Quiropraxia, Osteopatia e Terapia Comunitária.

Confira aqui informações sobre algumas das Práticas Corporais realizadas nas Unidades de Saúde da SMS-SP.