Teatro leva prevenção de gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis para escola na zona Norte

Ação da UBS Parque Novo Mundo I já mobilizou mais de 3.600 adolescentes com conteúdo informativo abordado de forma lúdica


Alunos assistem a apresentação das agentes comunitárias de saúde da UBS Parque Novo Mundo I

 

Texto e fotos: Lígia Aparecida de Souza

Com uma didática que privilegia a orientação de adolescentes no ambiente escolar, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, por meio da UBS Parque Novo Mundo I, levou nesta quinta-feira (21), para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cel. Ary Gomes, uma peça teatral que aborda temas como o uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.

A saúde sempre é um tema importante para ser abordado, ainda mais entre jovens que precisam de informação sobre doenças e como preveni-las. E foi pensando nessas necessidades que os profissionais da UBS Parque Novo Mundo I criaram o grupo teatral “Agente Tem Talento”, que encena peças com temática social, incluindo saúde.

O grupo é dirigido pela assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Maria Lúcia Saloti, a “Malú”. Ela é atriz e responsável pela criação de roteiros para as peças, para as quais conta com os agentes de saúde na adaptação dos textos à linguagem das pessoas atendidas por eles diariamente na UBS. “Utilizamos o teatro como instrumento de transformação social e acho que isso é uma grande evolução na saúde. Criamos outros meios e outras linguagens para alcançarmos a comunidade”, conta Malú.

O roteiro apresentado para cerca de 200 alunos entre 10 e 14 da EMEF Cel. Ary Gomes contou a história de uma adolescente que faz descobertas nessa fase da vida, conhece as drogas, experimenta as baladas e o sexo sem proteção. A consequência é uma gravidez não planejada. A direção da escola dividiu a plateia em dois grupos etários. Os alunos, em silêncio e atentos, acompanhavam as falas e gestos das agentes que davam o recado sobre os riscos da droga, sexo sem proteção e também sobre a gravidez precoce.

Para a agente comunitária de saúde (ACS), Vanusa Augusto Araújo Silva, que participa da atividade há seis anos, levar essas informações até as escolas quebra paradigmas. “Participo do teatro para fazer a diferença na vida das pessoas. Convivo na área e sei bem qual a necessidade da região”, fala Vanusa.

A diretora da escola, Cristiane Albuquerque, ressalta que o trabalho realizado pela UBS Parque Novo Mundo I inova. “O teatro é uma boa linguagem para tratar desses temas e a partir dessas ações da UBS, que é a maior parceira da escola, percebemos uma atenção maior por parte dos alunos com a saúde, motivando-os a buscar os serviços da UBS, tanto para a saúde física, quanto para a emocional”, comenta.

Como extensão desse trabalho, a UBS também desenvolve ações com os professores da escola, priorizando temas levantados pela comunidade escolar e oferece aos alunos cursos de teatro.


Teatro


Profissionais da saúde que integram o grupo teatral “Agente Tem Talento”

 

Criado em 2012, o grupo teatral “Agente Tem Talento” desenvolve um trabalho importante para aproximar os jovens da UBS e, segundo o gerente da UBS Parque Novo Mundo I, Ricardo Cordeiro, a ideia é diminuir a incidência de gravidez na adolescência. O maior desafio é trabalhar esse tipo de assunto de uma forma que consiga sensibilizar os jovens. “Trabalhando ações que visam melhorar a saúde e a vulnerabilidade social da área, o projeto é bem visto pela comunidade”, assegura Cordeiro.

Serviço
UBS Parque Novo Mundo I
Endereço: Rua Benedita Dornellas Claro, 451, Parque Novo Mundo.