Camisinha na Folia participa do Carnaval de São Paulo

Somando as atividades até o dia 10 de março, agentes de prevenção da Saúde municipal distribuirão cerca de 2 milhões de preservativos em blocos e nos ensaios das escolas de samba

 

Por Thiago Pássaro

O Pré-Carnaval de São Paulo começa oficialmente neste final de semana, quando centenas de blocos ocupam as ruas da capital paulista. A campanha “Camisinha na Folia”, do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, estará presente em dez destes blocos, com agentes de prevenção, distribuindo preservativos gratuitos aos foliões.

“O Carnaval de Rua da cidade de São Paulo se tornou, nos últimos anos, um dos maiores do País. Essa grande festa é uma oportunidade de aproximarmos a prevenção das pessoas”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids. “Além dos blocos, as camisinhas também estão disponíveis nas unidades de saúde, nos terminais de ônibus e nas estações do metrô. O objetivo é sempre expandir e facilitar o acesso a esse insumo de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)”, acrescenta.

No sábado (23), as equipes estarão nos blocos “Casa Comigo”, “Ritaleena”, “CarnaKOO”, “Sereianos” e “Será que é?”. No dia seguinte, a campanha chega ao bloco “Gambiarra”, “Nóis trupica mas não cai”, “Monobloco”, “Banda do Fuxico” e “Acadêmicos do Baixa Augusta”. Cada um desses blocos reúne diversos tipos de público, que levam milhões de pessoas para as ruas da cidade.

A atividade de prevenção acontecerá nas concentrações, antes dos desfiles. Os agentes estarão identificados com camisetas e “mochilas-pirulito” com a logomarca da campanha.

Carnaval já começou!


Agentes de prevenção já estiveram em cerca de 10 Escolas de Samba de São Paulo distribuindo preservativos gratuitos

 

A campanha “Camisinha na Folia” também está nas quadras das Escolas de Samba de São Paulo, desde o início do mês. O PM DST/Aids firmou parcerias com agremiações de todas as regiões da cidade e que desfilam em diferentes grupos, do especial aos de bairro.

Os agentes já estiveram na Vai-Vai, Dragões da Real, Leandro de Itaquera, Imperador do Ipiranga, Nenê de Vila Matilde e Pérola Negra. Ainda nesta semana, a campanha terá uma ação na Unidos de Vila Maria.

Mais bloquinhos

Nos dias de Carnaval, entre 2 e 10 de março, o PM DST/Aids também atuará em cerca de 15 blocos.
Somando as atividades nas quadras das escolas e os oitos dias de Carnaval nas ruas, aproximadamente 2 milhões preservativos estão sendo colocados à disposição dos foliões.