Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019 | Horário: 15:56

Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação em conjunto com a Associação Comercial de São Paulo

Posto volante funcionará nesta quarta-feira (20), das 17h às 20h, e será aberto ao público

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, instalou um posto volante na sede da entidade, localizada no Centro, nesta quarta-feira (20), das 17h às 20h. As ações extra muro fazem parte da estratégia para ampliar a cobertura vacinal no município, que hoje é de 77,05%. A meta é atingir 95% de cobertura em toda a capital paulista. A vacinação contra a febre amarela é indicada a todos os paulistanos desde 2018. A confirmação, no último dia 8, da contaminação de um macaco no Jardim Botânico comprovou que há circulação da forma silvestre da doença na cidade.

O foco da ação foram os alunos que participam do projeto Camp (jovens aprendizes) e suas famílias, mas houve também a distribuição de panfletos de divulgação sobre prevenção para quem passava pelo local. "A vacinação foi no espaço da Associação, mas não ficou restrita ao público interno. Muitas pessoas que trabalham na região aproveitaram o fim do expediente para se proteger da febre amarela", conta Raphaela Solha, supervisora da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Centro. O munícipe Eric foi um destes. “O posto de saúde não ficava perto da minha casa e como hoje era do lado do meu trabalho, eu vim.”

As doses foram aplicadas por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cambuci. Além da vacinação, também aconteceram oficinas sobre alimentação saudável, artesanato com material reciclável e de orientação sobre prevenção de dengue e outras doenças transmitidas por animais sinantrópicos, como escorpiões, morcegos e pombos.

A SMS tem levado a vacinação para pontos volantes em locais de grande circulação de pessoas, como metrô, trem, shoppings e parques. A lista completa de postos volantes previstos para este mês está disponível no link

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/noticias/index.php?p=271194

 

É importante lembrar que após a aplicação da dose, são necessários 10 dias para a vacina oferecer proteção efetiva contra a febre amarela. A dose continua disponível em todas as unidades básicas de saúde da capital paulista. Mais de 9 milhões de moradores da cidade de São Paulo já foram imunizados, mas outras 2,6 milhões ainda não foram vacinadas.

Em 2018, foram confirmados 13 casos de febre amarela contraídos no município e que resultaram na morte de seis pessoas. Nenhum caso da doença foi registrado em 2019, “mas vale ressaltar que o município de São Paulo ainda faz parte da área endêmica. A vacina é a maneira mais segura e eficaz de evitar a doença”, reforça Delma, enfermeira da UBS Cambuci.

Serviço:
Vacinação Contra Febre Amarela
Local: Associação Comercial de São Paulo
Rua Galvão Bueno, 83 - Centro
Quando: 20 de fevereiro, das 17h às 20h.

 

 

collections
Galeria de imagens