Vacina contra febre amarela será aplicada em mais de 40 postos volantes nesta sexta-feira, 15

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo continua intensificando a vacinação contra a doença na capital paulista; doses seguem disponíveis em UBS

A intensificação da vacinação contra a febre amarela segue no município de São Paulo nesta sexta-feira (15) em mais de 40 postos volantes espalhados por toda a cidade. A instalação de unidades de vacinação em locais de grande circulação de pessoas é uma das estratégias adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para atingir cobertura vacinal de 95%. Hoje o índice na capital paulista é de 77,05%.

Entre os locais que receberão os postos nesta sexta, estão a feira livre na rua dos Aniquis, no Parque Doroteia, na zona Sul, Shopping Penha, na região Sudeste e no cruzamento das ruas Lucrécia Leme e 25 de março, na região central.

As estações Engenheiro Goulart e Itaim Paulista, ambas da linha 12 (Safira) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as estações Artur Alvim (linha vermelha) e Morumbi (linha amarela) do metrô e o Terminal AE Carvalho, na zona Leste, também terão equipes de vacinação nesta sexta. A lista com os postos volantes e outras ações de combate às arboviroses (febre amarela, dengue, chikungunya e zika) realizadas em fevereiro pode ser acessada neste link.

A dose que protege contra a febre amarela continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a semana e aos sábados em Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS integradas. As unidades que abrirão neste sábado (16) e os horários de atendimento estão nesta página.

No ano passado, foram confirmados 13 casos de febre amarela contraídos na cidade de São Paulo, que resultaram na morte de seis pessoas. Nenhum caso foi registrado no município em 2019. A vacina é a forma mais eficaz e segura de se proteger contra a doença. Mais de 2,6 milhões de moradores da capital paulista ainda não estão protegida contra a febre amarela.