Campanha “Camisinha na Folia” continua neste final de semana em cinco Escolas de Samba de São Paulo

Mais de 40 mil preservativos gratuitos serão distribuídos aos foliões em ensaios das escolas de samba e nos tradicional carnaval de rua, em blocos

Por Thiago Pássaro

Os agentes de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, voltam às quadras das Escolas de Samba da capital paulista na próxima sexta-feira (15) e domingo (17) para distribuição gratuita de preservativos aos foliões. Ao todo, mais de 40 mil camisinhas serão colocadas à disposição para quem for curtir os ensaios.

“É muito importante disponibilizar os preservativos, aproximar das pessoas as ações preventivas para dar mais eficácia, porque quanto mais perto chega das pessoas essas ações de prevenção, mais importante é para a gente trabalhar com o controle da epidemia de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)”, contou a consultora de Prevenção do PM DST/Aids, Elza Maria Alves Ferreira. Nesta sexta-feira (15), a campanha “Camisinha na Folia” estará nos ensaios das escolas Rosas de Ouro, Unidos de Vila Maria e Brinco da Marquesa. No domingo (17), é a vez da Imperador do Ipiranga e Leandro de Itaquera.

No último final de semana, os agentes de prevenção estiveram em quatro Escolas de Samba: Dragões da Real, Nenê de Vila Matilde, Pérola Negra e Vai-Vai. Além da distribuição dos preservativos gratuitos, a equipe também orientou os foliões sobre as diversas formas prevenção ao HIV e também às outras ISTs.


Equipe da campanha “Camisinha na Folia” no ensaio da Escola de Samba Vai-Vai


“A Vai-Vai recebe essa ação de braços abertos porque é muito importante a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Então, isso para nós, nessa época do Carnaval, é muito bom”, disse alegremente a diretora de Responsabilidade Social e Cultural da Vai-Vai, Niltez Aparecida Lopes de Souza.

Prevenção nos bloquinhos

Apesar da folia já ter tomado conta das ruas da cidade nos últimos finais de semana, o Pré-Carnaval de São Paulo começa oficialmente nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro. Os desfiles dos blocos continuam nos dias 2, 3, 4 e 5 de março e terminam no final de semana de 9 e 10 de março.

Nesses oito dias de festa, a campanha “Camisinha na Folia” também estará presente nos principais blocos de diferentes regiões da cidade, como o MinhoQueens, Vou de Táxi, Agrada Gregos e o Bloco da Diversidade. O PM DST/Aids criou parcerias com cerca de 20 blocos para a distribuição gratuita dos preservativos aos milhares de foliões que forem participar do carnaval de rua.