Município treina oficiais militares para o Dia D de combate às arboviroses

Saúde capacitou 100 oficiais de um dos oito comandos do Exército Brasileiro na capital para enfrentamento das doenças transmitidas por mosquitos

Por Rosangela Rosendo

Na manhã desta quinta-feira (10/1) a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) capacitou 100 oficiais militares do Comando Militar Sudeste, um dos oito pertencentes ao Exército Brasileiro em São Paulo, com sede no bairro Paraíso, para atuação conjunta entre a SMS e Forças Armadas no combate às arboviroses.

O objetivo é preparar o contingente de soldados para trabalhar em parceria com os profissionais de saúde durante as atividades programadas para o Dia D de Mobilização contra o Aedes aegypti, no dia 02 de fevereiro.
Além do apoio às ações educativas com a população, os soldados terão a missão de auxiliar no reconhecimento e eliminação de criadouros, para a prevenção das arboviroses e conscientização das pessoas sobre a importância de receber a vacina contra a febre amarela.

Os trabalhos desta manhã começaram com a vacinação dos oficiais que ainda não tinham recebido a dose única da vacina contra a febre amarela, considerada a forma mais segura de prevenção contra doença. Segundo a Covisa, hoje 59 soldados foram vacinados pela equipe de saúde da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Vila Mariana Jabaquara.

Já durante a capacitação, os participantes puderam conferir a palestra da médica da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Sudeste, Melissa Palmieri, sobre dados epidemiológicos da doença na cidade, riscos e a importância da vacina.

Na sequência, o biólogo da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) de Covisa, Anderson Cornationi Lopez, destacou o controle do mosquito vetor, desde a sua identificação até a eliminação de criadouros em potenciais, como pneus, piscinas, vasos de plantas e caixas d’água destampadas.

“A partir da capacitação, os soldados passarão a atuar na programação das ações contra as arboviroses no município com nossos agentes e assegurar a vacinação das pessoas que ainda não foram imunizadas para evitar essas doenças neste verão”, afirma o biólogo do DVZ, Alessandro Aparecido Giangola.

Força-tarefa – Representando a SMS, participaram da capacitação, a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde, Edjane Maria Torreão Brito, da Atenção Básica, Ivanilda Argenau Marques, a coordenadora regional de Saúde Sudeste, Sulei de Queiroz Roxo, além dos coordenadores regionais de saúde das regiões Sul, Leste, Oeste, Centro e Norte.

“Nosso batalhão de agentes de saúde está tomando ainda mais força no combate às arboviroses com ajuda dos oficiais do Comando”, comemorou Edjane Torreão, ao destacar o trabalho de sensibilização sobre a Dengue realizado em 2017 com mais de 5.700 Agentes Comunitários de Saúde, bem como o Plano de Enfrentamento das Arboviroses promovido ano passado.

Também estiveram presentes os generais de Divisão e comandante da Segunda Região Militar, Adalmir dos Santos Domingues, e o tenente coronel do Exército, Rony de Castro França Júnior. “Estamos disponibilizando o ativo das Forças Armadas para Prefeitura de São Paulo proteger a população. Mas também vamos enfatizar nessa abordagem das pessoas que assumam o papel importante de fazer o controle usual do mosquito vetor”, explica o comandante Adalmir Domingues.