Programa ambiental da UBS Jardim Mitsutani promove revitalização de espaço público

Área degradada próxima à UBS é recuperada com apoio da própria comunidade por meio do PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis)

 

Por Tatiana Ferreira

 

A UBS Jardim Mitsutani promoveu, nos dias 3 e 4 de janeiro, uma revitalização de ponto viciado de descarte de lixo na Rua Manoel do Amorim, na altura do número 18, esquina com a rua Arthur Lundgren, no bairro Jardim Leme, na área de atuação da Equipe (de Estratégia Saúde da Família) Laranja.

Ao lado do local revitalizado até existe uma caçamba para descarte dos inservíveis, mas, mesmo assim, alguns moradores insistiam em jogar o lixo em local impróprio, e até ao lado do córrego.

A revitalização de espaços públicos é um dos sete eixos temáticos do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e as equipes das UBS atuam no sentido de contribuir com projetos socioambientais, assim como desenvolvê-los para transformar a realidade local e criar novos espaços de convivência na comunidade, contribuindo assim para o aumento da qualidade de vida dos usuários.

 

Parcerias e apoio da comunidade

 

A revitalização foi realizada pelas funcionárias Cristiane Santana (Agente de Promoção Ambiental do PAVS) e Maria Clara Gomes da Silva (Agente Comunitária de Saúde), com o apoio dos próprios moradores.

 

Maria Lemos, uma das moradoras que doou plantas para o espaço e, desde então, vem ajudando a cuidar e manter tudo em ordem.

“Antes estava incomodando (sujeira). A gente precisa ter um ar puro, para respirar melhor. É bonito tudo limpo e é muito bom ter um jardim perto de casa, com plantas e flores, é uma coisa muito importante para a natureza e para nossa saúde”, afirma a munícipe.

Já os pneus utilizados para instalação do mini canteiro foram doação de uma empresa local. As tintas utilizadas na pintura lúdica dos pneus foi doação da própria equipe da UBS e de um dos moradores engajados no trabalho colaborativo.

 

A UBS Jardim Mitsutani é gerenciada em parceria com a Sociedade Beneficente Hospital Albert Einstein e fica localizada na Rua Frei Xisto Teuber, 50.