Capital realiza vacinação contra febre amarela em mais de 200 postos volantes neste fim de ano

Além da aplicação das doses, serão feitas ações de orientação sobre arboviroses nas principais vias da cidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo realizará até sexta-feira (28), ações de vacinação contra febre amarela em mais de 200 postos volantes localizados em pontos estratégicos e com grande circulação de pessoas, como em estações de trem e metrô, nos terminais rodoviários Tietê e Barra Funda, terminais de ônibus, shoppings e supermercados.

Além da vacinação, a secretaria realizará nos dias 21 e 28 de dezembro, ações de orientação sobre arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) com faixas e panfletagem em grandes avenidas e nas principais saídas da cidade, como no início das rodovias Raposo Tavares e Régis Bittencourt.

Desde o início da campanha de vacinação contra febre amarela no município em setembro de 2017, até novembro deste ano foram vacinadas 60,73% da população. Considerando a aplicação das doses nos últimos 10 anos, a cobertura integral da vacina em São Paulo é de 73,75%.

No dia 8 de novembro, a Prefeitura de São Paulo lançou o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, com providências técnicas e práticas intersetoriais para o combate e a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Para isso, a SMS realizou a capacitação de 8,5 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 240 Agentes de Proteção Ambiental (APAs). Desde então, foram feitas ações em cemitérios públicos para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, vacinação extra muros de febre amarela, realização de Dia “D” de combate às arboviroses em 24 de novembro, e ações educativas com estátuas humanas em pontos estratégicos da cidade.

A lista com os locais, datas e horários dos postos volantes pode ser acessada aqui.

Vale lembrar que quem for viajar para outras cidades consideradas de risco para febre amarela, deve tomar a dose até 10 dias antes. A vacina também está disponível em todas as unidades básicas de saúde.