Revitalização ambiental transforma viela de Paraisópolis em local mais verde

Viela Santa Cruz era tomada pelo lixo, agora conta com jardim implantado com ajuda da população local

Viela Santa Cruz revitalizada

Por Tatiana Ferreira

Com o intuito de revitalizar um ponto viciado de lixo e transformar a viela Santa Cruz, de Paraisópolis, em um local mais limpo, agradável e verde, a UBS Paraisópolis 2 promoveu a implantação de um jardim em um antigo ponto viciado de descarte de lixo. Onde antes se via todo tipo de objeto descartado de forma irregular, agora é possível observar o "Jardim Santa Cruz".

Além disso, todo o trabalho no local foi planejado para garantir a segurança dos transeuntes. Desde a escolha das plantas passando pelo formato do canteiro (formato meia lua para evitar arranhões, quedas e machucados no fluxo dos moradores), tudo foi pensado criteriosamente pela equipe, que levou um mês entre o planejamento e a realização da ação.

Parcerias

A ação só foi um sucesso por conta de parcerias fundamentais. No último dia 11 de dezembro, por exemplo, os coletores de lixo e o fiscal da EcoUrbis realizaram a retirada dos materiais inservíveis da rua Manoel Antonio Pinto (Viela Santa Cruz). Eles também falaram sobre a importância do descarte correto de lixo e horário da coleta na comunidade.


Viela Santa Cruz antes da revitalização

 

Para o desenvolvimento da ação, todos os moradores do local e do entorno foram sensibilizados sobre a responsabilidade e o cuidado com o espaço onde vivem e o espaço que os outros também circulam.

Envolvimento da comunidade

Para a implantação do jardim, a equipe contou com o apoio da população, em destaque o senhor Valdir Batista Pinto, sua esposa Kátia Pinto, sua filha Karine Pereira Pinto e sua irmã Rosimeire Batista Pinto. O senhor Valdir confeccionou a parede do canteiro com bloco, areia e cimento para maior segurança do espaço. Já Karine confeccionou as placas educativas que contém mensagem solicitando apoio da comunidade para preservar o local limpo.

Os moradores também foram incentivados a participarem da ação: cada morador que trouxesse uma árvore, teria seu nome escrito em uma placa que era fixada na planta doada. E deu certo! Vários moradores chegaram trazendo suas doações e saíam com a responsabilidade de regar e cuidar daquela planta.


Viela Santa Cruz depois da revitalização

Resultados parciais

Além da visível melhora visual do local, outro aspecto já tem chamando a atenção que é o uso e apropriação do espaço público pela comunidade. No último dia 12 de dezembro, a Agente de Promoção Ambiental (APA) da unidade, Maria Aurivan de Paula e a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Josiana de Lima, utilizaram o jardim para fazer uma palestra educativa sobre arboviroses, reciclagem adequada de resíduos, consumo consciente da água e alimentos; leptospirose e posse do espaço (jardim) pela comunidade da Viela Santa Cruz e do entorno.

Nesta ação, foram distribuídos 50 kits de materiais lúdicos e educativos sobre arboviroses. Um restaurante ao lado do local revitalizado ganhou visibilidade e já percebeu o aumento no número de clientes.

E em clima natalino, o jardim foi adornado com luzes para a alegria dos moradores, que relataram à equipe terem planos de comemorar o natal e amigo secreto no local.

A UBS Paraisópolis 2 é gerenciada em parceria com a Sociedade Beneficente Hospital Albert Einstein e fica localizada na Rua Pasquale Gallupi, 951 – Paraisópolis.