Secretaria Municipal da Saúde promove capacitação sobre arboviroses para hospitais de São Paulo

Ação tem objetivo de preparar profissionais da saúde para atendimento de casos suspeitos e confirmados de doenças como dengue e febre amarela

Na foto, pessoas sentadas de costas num auditório, e a palestrante em cima do palco com os slides abertos.

Fotos: Edson Hatakeyama

Hospitais do município de São Paulo participam, nesta quarta-feira (12), da capacitação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre arboviroses (doenças causadas por arbovírus, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela). O secretário adjunto da saúde, Eduardo Ribeiro, fará abertura do evento, que integra o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, lançado em novembro.

Representantes de 142 hospitais públicos e privados participarão da capacitação conduzida por técnicos da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), órgão da SMS. O objetivo é preparar os profissionais de saúde para atendimento de casos suspeitos destas doenças, especialmente no primeiro semestre do ano, quando as ocorrências tendem a aumentar por conta do calor e das chuvas.

Os profissionais receberão orientações sobre definição dos fluxos assistenciais, organização dos serviços, protocolos de atendimento, manejo adequado dos casos suspeitos e detalhes do Plano Municipal de Contingência. Os participantes também terão espaço para sanar as dúvidas com os técnicos da Covisa.

"A época do verão é propicia para o crescimento destas doenças e por isso estamos focando na capacitação e prevenção, para que todos estejam preparados para lidar com casos suspeitos e confirmados de maneira mais eficiente possível", afirma Solange Saboia, coordenadora da Covisa.

O Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses prevê um conjunto de providências técnicas e práticas envolvendo diversas pastas. Além da capacitação dos profissionais para a identificação correta dos casos, a medida prevê ações de controle de vetores, intensificação de ações de vacinação contra a febre amarela.

A secretaria da saúde iniciou em outubro a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Proteção Ambiental (APAs). Também estão sendo realizadas inspeções em áreas que possam abrigar criadouros do mosquito Aedes aegypti e distribuição de material educativo. Essas ações passaram a ser incorporadas na rotina dos agentes de saúde.

Serviço:
Reunião Técnica sobre Arboviroses
Quando: 12 de dezembro, das 9h às 12h
Onde: Auditório da Universidade Paulista (UNIP), situado na Rua Vergueiro, 1211, Paraíso.