Estátuas humanas incentivam a população paulistana no combate ao Aedes aegypti

Ação ocorrerá em parques, ruas, avenidas, terminais urbanos e em pontos de grande circulação de pessoas

Por Keyla Santos

A Prefeitura de São Paulo realiza, entre os dias 7 e 9 de dezembro, campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, com estátuas humanas em pontos estratégicos da cidade, segurando objetos que acumulam água parada. O objetivo é atrair a atenção da população para os riscos que as atitudes como as simuladas pelas estátuas podem trazer à saúde, por contribuírem com a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses. Dados preliminares apontam que em 2018, até a 45º semana epidemiológica, foram confirmados 505 casos autóctones de infecção pela dengue e 24 casos autóctones pela febre Chikungunya.

No local em que a estátua estiver, haverá um banner informativo da campanha e promotoras uniformizadas que abordarão os transeuntes para entregar o folheto com informações sobre como combater o Aedes aegypti.

Com essa ação, espera-se alcançar um grande número de pessoas e, assim, potencializar a comunicação por meio de selfies (fotos tiradas junto com a estátua) e mensagens nas redes sociais, com a hashtag da campanha #MosquitoVilão.

As estátuas terão em mãos objetos que acumulam água como pneu, vaso de planta, balde e garrafa. A ação ocorrerá em pontos de grande circulação de pessoas como o entorno da Prefeitura de São Paulo, avenida Paulista, terminais Parque Dom Pedro II e Santo Amaro, rua 25 de Março, Museu de Arte de São Paulo (Masp), parques do Carmo, Ibirapuera,Villa-Lobos e bairro da Liberdade.

A circulação de pessoas em dias úteis nos terminais chega a 240 mil no Parque Dom Pedro II e 210 mil no de Santo Amaro. Já nos parques os números são de 75 mil no Ibirapuera e 25 mil no Villa-Lobos. A circulação diária na Avenida Paulista e na rua 25 de março chega a 30 mil em cada via. Já pelo Masp, circulam, diariamente, 20 mil pessoas e na Liberdade, 7 mil.

 Você sabe o que são arboviroses?

São doenças transmitidas por insetos e aracnídeos (aranhas e carrapatos). Dentre elas estão as doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, como a dengue, febre pela Chikungunya e doença aguda pelo vírus Zika.

Para combatê-las é necessário envolvimento de todos os segmentos da sociedade e trabalho conjunto com a área da saúde. A principal prevenção está na eliminação de criadouros do mosquito, ou seja, não deixar acumular água limpa e parada.

Programação:
Sexta-feira – 7 de dezembro
Manhã – Das 12h às 14h
Equipe 1 – Prefeitura de São Paulo
Equipe 2 – Avenida Paulista

Tarde – Das 15h às 17h
Equipe 1 – Terminal Parque Dom Pedro II
Equipe 2 – Terminal Santo Amaro

Sábado – 8 de dezembro
Manhã – Das 10h às 12h
Equipe 1 – Rua 25 de Março
Equipe 2 – Museu de Arte de São Paulo (Masp)

Tarde – Das 13h às 15h
Equipe 1 – Arredores do Parque do Carmo
Equipe 2 – Arredores do Parque Ibirapuera

Domingo – 9 de dezembro
Manhã – Das 10h às 12h
Equipe 1 – Arredores do Parque Ibirapuera
Equipe 2 – Arredores do Parque Villa-Lobos

Tarde – Das 13h às 15h
Equipe 1 – Avenida Paulista
Equipe 2 – Bairro da Liberdade