Seminário apresenta pesquisas de ISTs/AIDS na saúde municipal de São Paulo

Evento faz parte da programação da campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids, celebrado em 1º de dezembro

 

O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, promove no dia 28 de novembro o X Seminário de Pesquisas em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/AIDS, com o objetivo de divulgar os estudos científicos que acontecem na Rede Municipal Especializada (RME) em ISTs/AIDS de São Paulo.

“Esta é uma oportunidade importante de compartilhar conhecimentos, de contato entre pesquisadores, gestores e profissionais de saúde, além de ser uma devolutiva aos voluntários participantes dos estudos”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS. “As pesquisas também são fundamentais para melhorar e desenvolver políticas públicas na cidade”, acrescenta.
No evento serão apresentados os resultados finais e parciais de três estudos de destaque que foram concluídos neste ano ou que ainda estão em andamento: aplicativo de autogestão do cuidado de pessoas em Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP); práticas em prevenção e contracepção de mulheres no município de São Paulo e implementação da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) para homens que fazem sexo com homens e pessoas transgênero.

As pesquisas são propostas por instituições externas ou demandadas pela própria gestão do PM DST/AIDS, da SMS ou por servidores. Todas têm como objeto de estudo a Rede Municipal Especializada em ISTs/AIDS, composta por 26 serviços e que, atualmente, acompanha cerca de 50 mil pessoas. Em razão disto, a RME tornou-se importante fonte de produção de conhecimento e um relevante campo para estudos.

O conjunto de pesquisas está reunido no XIII Inventário de Pesquisas em IST/AIDS, que será lançado durante o seminário. O documento também conta com resumos produzidos pelas equipes do PM DST/AIDS e da RME, aprovados em eventos científicos em 2018, como a 22º Conferência Internacional de Aids e o Congresso Municipal da Rede de Atenção à Saúde na Cidade de São Paulo.

A ideia é também compartilhar o conhecimento produzido com usuários dos serviços, profissionais de saúde, acadêmicos, organizações da sociedade civil, gestores e pessoas vivendo com IST/HIV/AIDS.

Dia Mundial de Luta Contra Aids
O evento faz parte da campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids, celebrado no próximo sábado (1º). Nesta data, cidades do mundo todo contam com uma série de atividades de prevenção e informação sobre o HIV/Aids.

Para a edição de 2018, o PM DST/AIDS realizará uma campanha com aproximadamente 15 dias de duração, abrangendo esta e a próxima semana.

Serviço:
X Seminário de Pesquisas em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/AIDS
Quando: 28 de novembro, das 9h às 13h
Onde: Nobile Hotel
Endereço: Rua Araújo, 141 - República