Estações do metrô terão testagem rápida de HIV durante campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids

Ações que inauguram campanha acontecem na Luz, da linha 4-Amarela, Capão Redondo e Campo Limpo, da linha 5-Lilás

O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, dá início à programação do Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º de dezembro), com a realização de testes rápidos de HIV nas estações Luz, da linha 4-Amarela, Capão Redondo e Campo Limpo, da linha 5-Lilás, do metrô da capital paulista, nos dias 27 e 29 de novembro e 4 e 7 de dezembro, das 10h às 16h.

“A campanha do Dia Mundial de Luta Contra AIDS é realizada em várias cidades do mundo e, aqui em São Paulo, há o compromisso de fazer parte dessa agenda tão importante, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS.

Os testes rápidos oferecidos são de fluido oral, ou seja, sem a necessidade de coleta de sangue. Basta passar uma haste com algodão na gengiva e aguardar cerca de 20 minutos. O resultado é dado por um profissional da saúde em uma sala isolada. Todo o processo é gratuito, seguro e sigiloso.

A ação de prevenção acontecerá ao lado de fora das estações, onde a unidade móvel do programa de DST/AIDS da capital paulista ficará estacionada. Agentes de prevenção, também do PM, estarão na área de bloqueio das estações convidando o público a se testar, bem como distribuindo folhetos informativos e camisinhas gratuitas.

“Além da testagem, todas as 23 estações dessas duas linhas já contam com dispensadores de distribuição gratuita de camisinhas. Estas são oportunidades das estratégias de prevenção ao HIV estarem mais perto das pessoas”, ressalta Abbate.

A testagem rápida de HIV e a implantação dos dispensadores de preservativos no metrô é uma realização do PM DST/Aids, em parceria com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, empresas que administram as linhas 4-Amarela e 5-Lilás respectivamente.

Confira o calendário das atividades no metrô:

Dia Mundial de Luta Contra Aids

Além dessas atividades nas estações do metrô, a campanha do dia 1º de dezembro do PM DST/AIDS na cidade de São Paulo conta com outras iniciativas.

Serão aproximadamente 15 dias de ações, abrangendo esta e a próxima semana. Um dos destaques são as testagens rápidas de HIV também em outros pontos da capital, como a avenida Paulista, que receberá a unidade móvel na sexta-feira (30) e em dois domingos seguidos (2 e 9 de dezembro). Nestas ocasiões também serão ofertados testes de fluido oral, com resultado em aproximadamente 20 minutos, e distribuição de folhetos e camisinhas gratuitas.

Haverá ainda a instalação de laços vermelhos gigantes, símbolos do enfrentamento da epidemia, na Prefeitura de São Paulo e no prédio da Fundação Cásper Líbero, a exibição de mensagens sobre a campanha nos relógios de rua e a iluminação de prédios públicos em vermelho.

O Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo realizará também nesta quarta-feira (28) o X Seminário de Pesquisas em ISTs/AIDS para apresentar os resultados finais e/ou parciais sobre estudos que utilizaram a Rede Municipal Especializada em ISTs/AIDS de São Paulo, além de promover, na sexta-feira (30), a entrega do prêmio Empresa Posithiva para instituições privadas compromissadas com a causa.

Serviço:
Testagem rápida nas estações do metrô

Quando: 27 e 29 de novembro e 4 e 7 de dezembro, das 10h às 16h.
Onde: Estações Luz, da linha 4-Amarela e Capão Redondo e Campo Limpo, da linha 5-Lilás, do metrô da capital paulista