Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 26 de Novembro de 2018 | Horário: 19:03

Maternidade Vila Nova Cachoeirinha realiza evento sobre os efeitos do álcool na saúde materna e fetal

Evento esclareceu dúvidas de profissionais da área

 

Por Laura Yonemoto

O Hospital Municipal e Maternidade Escola (HMEC) Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva - Vila Nova Cachoeirinha, em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), promoveu nesta segunda-feira (26) um evento sobre os efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido. Participaram do evento, aproximadamente, 70 profissionais de múltiplas áreas, diretas e indiretamente ligadas às pacientes.

As palestras foram ministradas por membros do grupo de estudos da Sociedade de Pediatria de São Paulo e tiveram como objetivo orientar profissionais da área da saúde sobre os riscos que o consumo de álcool pode trazer nesse período.

De acordo com a médica neonatologista do HMEC, Maria dos Anjos Mesquita, o acompanhamento de diversos profissionais é necessário para evitar possíveis agravamentos no quadro das pacientes: "Não existe tratamento específico das lesões causadas pela exposição a essa droga lícita na vida intrauterina. Os pacientes têm que ser acompanhados por equipe multiprofissional, para que os problemas secundários relacionados a esse espectro de doenças sejam evitados e controlados.", disse a especialista.

Efeitos do álcool na maternidade

De acordo com Maria dos Anjos, o consumo de álcool durante a gestação pode causar prejuízos permanentes para a criança, como lesão em vários órgãos e sistemas. “Não existe tratamento específico para as possíveis lesões no feto. Portanto, o diagnóstico precoce e tratamento com equipe multidisciplinar são fundamentais para evitar possíveis problemas na gestação, no feto e na vida da paciente e seus familiares”, finaliza a médica.
 

collections
Galeria de imagens