Dia “D” na capital aplica mais de 61 mil doses contra a febre amarela

Após mobilização de 24 mil profissionais da Saúde realizada no último sábado (24), município chegou a 59,04% de cobertura; meta é chegar a 95%

O dia “D” de Intensificação das Ações de Prevenção das Arboviroses causadas pelo mosquito Aedes aegypti, realizado no último sábado (24) no município de São Paulo, vacinou 61.410 mil pessoas contra a febre amarela. Após a ação, a capital paulista chegou a 59,04% de cobertura vacinal, enquanto a meta é atingir 95% da população.

O evento deste sábado contou com 555 postos de vacinação, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes, espalhados por toda a cidade. Para ampliar a adesão, profissionais da saúde fizeram busca ativa casa a casa - mais de 74% dos munícipes abordados afirmaram que já tinham se imunizado contra a febre amarela.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para o aumento do risco de transmissão de doenças como a febre amarela com a chegada do verão e do período de chuva, que favorecem o ciclo de reprodução do mosquito transmissor.

Quem ainda não se protegeu contra a febre amarela pode receber a dose, disponível em todos os postos de saúde da capital. Para saber qual a unidade de referência de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/).

O dia “D” contou com mais de 24 mil profissionais da SMS, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Proteção Ambiental (APAs), Agentes de Controles de Endemias (ACEs), médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. Além da vacinação, os profissionais também foram às ruas para orientação, distribuição de material educativo, eliminação de criadouros e limpeza de pontos estratégicos.

A mobilização faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, lançado em novembro com providências técnicas e práticas intersecretariais para o combate e a prevenção da dengue, zika, chikungunya e febre amarela na cidade.

Casos confirmados

Neste ano, até outubro, foram confirmados 505 casos de dengue no município; em 2017 foram 866 casos e não houve registro de óbitos nos dois períodos. Já para chikungunya, até o momento foram confirmados 24 casos autóctones e 30 importados. No ano passado foram 28 autóctones e 115 importados.

Neste ano não houve nenhum caso autóctone de zika e um caso importado. Em 2017 foram três autóctones e um importado.

Neste ano a capital registrou 13 casos autóctones (adquiridos no município) de febre amarela, dos quais 6 evoluíram para óbito, e 107 casos importados. Em 2017 não houve nenhum caso autóctone. Ao todo, em 2017, foram 28 casos importados (12 de Minas Gerais, dez de Mairiporã, quatro de Atibaia, um de Caieiras e um de Monte Alegre do Sul).