Estações do metrô atingem a marca de 2,5 milhões de preservativos distribuídos gratuitamente

Atualmente, seis estações da linha 4-Amarela e 16 estações da linha 5-Lilás contam com enormes dispensadores de camisinhas

Banner explicaivo. Na parte superior está escrito: Atingimos a marca de 2 milhões de preservativos distribuídos gratuitamente nas linhas 4- amarela e 5 lílas. Ao centro, a foto de um dispensador jumbo de camisinhas na estação de metrô. Ao final, está escrito: Retira o seu preservativo gratuitamente.

Por Thiago Pássaro

As 22 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô que contam com enormes dispensadores de camisinhas gratuitas, acabam de atingir a marca de 2.556.000 de preservativos distribuídos. O número foi alcançado em seis meses de parceria entre o Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, e a ViaQuatro e ViaMobilidade, empresas que administram as duas linhas respectivamente.

“Um dos nossos objetivos é tornar a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis [ISTs] mais próxima às pessoas. É por isso que tem camisinha gratuita em todas as unidades de saúde da cidade, mas também nos terminais de ônibus municipais e, agora, no metrô”, diz Robinson Fernandes de Camargo, coordenador em exercício do PM DST/AIDS.

Cada display tem capacidade de armazenar mais de 14 mil camisinhas. Os dispensadores e os preservativos são disponibilizados pelo programa de DST/Aids da capital paulista e depois distribuídos pelas estações por equipes internas das duas empresas.

O projeto piloto começou em abril na estação República da linha 4-Amarela. No mês seguinte, foi a vez das estações Pinheiros e Butantã. Agosto marcou a ampliação para Luz, Higienópolis-Mackenzie e Fradique Coutinho, bem como a implantação dos displays em 12 estações da Linha 5-Lilás. Em outubro, os dispensadores de preservativos chegaram à Paulista, Faria Lima e Oscar Freire, da linha 4-Amarela, e AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, da linha 5-Lilás.