Atividades em comemoração do Outubro Rosa agitaram toda a cidade ao longo do mês

Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) promoveram ações de conscientização e prevenção

Por Fernanda Forgerini
       Laura Yoko

Em homenagem ao Outubro Rosa, campanha de prevenção e conscientização ao Câncer de Mama, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), promoveu atividades ao longo do mês em diversas unidades de saúde e pontos da cidade.

Confira os destaques de cada região:

CRS Norte

 

 

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte realizou, no dia 5, um encontro no Parque da Juventude (Biblioteca de São Paulo), com a participação de, aproximadamente, 350 pessoas. Houve distribuição de brindes e panfletos com orientações sobre o câncer de mama e alimentação saudável, testes rápidos de HIV e sífilis, palestras, danças circular e terapêutica, música, teatro, atividades lúdicas e apresentação de Corais das unidades de saúde.

 

Houve arrecadação de lenços e mechas de cabelos para pessoas em tratamento quimioterápico.
 

 

 

 

 

 

Profissionais e participantes da ação se vestiram de rosa, representando a campanha de prevenção e conscientização ao câncer de mama

 

CRS Sudeste

No dia 16, a Praça Nossa Senhora da Penha recebeu o dia D da campanha Outubro Rosa. O evento contou com a participação de profissionais e usuários de várias unidades de saúde de todas as Supervisões Técnicas de Saúde (STS) da região.

Ao todo, foram realizadas 43 avaliações bucais


Durante o evento, o público pode realizar o Teste Rápido Diagnóstico (TRD) para HIV, avaliação bucal, receber orientações sobre aproveitamento integral de alimentos, plantio em espaços pequenos, além de ter a oportunidade de doar mechas de cabelos para melhorar a autoestima de pacientes oncológicas.

Palestra sobre climatério com a ginecologista do Núcleo de Apoio Saúde da Família (Nasf), Lindalva Azevedo Silva
 

O grupo de zumba da UBS Iaçapé foi um dos responsáveis pela atividade física do evento

CRS Sul

A abertura oficial da campanha ocorreu no dia 4 no CEU Campo Limpo, com orientação sobre realização do autoexame da mama, oficinas sobre alimentação saudável, realização de testes rápidos de HIV e sífilis, palestras, rodas de conversas temáticas, além de atividades lúdicas, teatro, dança, terapias alternativas (auriculoterapia), atividades físicas e vivências em práticas integrativas.


 

Outro destaque da programação foi a 5ª Edição da Tradicional Caminhada do Fundão, que reúne profissionais e usuários em uma caminhada pelas ruas do bairro para divulgar o Outubro Rosa.

CRS Centro

No dia 17, o Parque da Luz recebeu atividades ao ar livre. O objetivo foi integrar as mulheres em assuntos como: ‘Centro de Apoio à Mulher, à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Domésticas e Situação de Risco’ e ‘Orientações com Ênfase à Saúde da Mulher e Combate às Violências’. Foi montada uma tenda com profissionais que forneceram informações acerca do câncer de mama.


 

Dentre outras, as atividades culturais como a dança flamenca com o grupo de idosas da região animaram a tarde no parque. As oito senhoras que integram o grupo cantaram e dançaram, convidando todos os presentes a juntarem-se a elas. Também foram realizadas testagens rápidas de sífilis e HIV, contabilizando 112 coletas para HIV e 111 para sífilis.

CRS Oeste

A CRS Oeste organizou, no dia 19, palestras como: ‘Alimentação saudável na prevenção do câncer’ e ‘A importância do autoexame das mamas na detecção precoce do câncer’ na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Colombo. Ao longo do dia, aconteceram atividades ao ar livre de dança circular, lian gong e de alongamento com profissionais da saúde, abertas para toda a comunidade, com participação expressiva dos idosos da região.

Na UBS Jardim Edite, no dia 24, as usuárias puderam participar da roda de conversa sobre empoderamento feminino que foi aberta a todos. Em ambas as unidades ocorreram coleta de exame de Papanicolau, totalizando 70 coletas.


CRS Leste

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste realizou, no Hospital Geral São Mateus, no dia 20, palestras sobre a importância do Outubro Rosa. No evento, cerca de 150 pessoas estavam presentes para realizar exames de mamografia convencional e atendimento com mastologista.



Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da STS do Itaim Paulista organizaram palestras visando demonstrar a importância do exame de toque e explicando sobre o câncer de mama.

 

Durante o Outubro Rosa, as unidades realizaram coleta de Papanicolau, totalizando mais de 1.200 exames. Em algumas UBS, ofertaram o teste rápido de HIV, hepatites (B e C) e sífilis, assim como participação de grupos educativos.