Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 31 de Outubro de 2018 | Horário: 17:46

Portaria intersecretarial promove atenção integrada para maiores de 60 anos

Documento é assinado entre as áreas de Saúde e Assistência Social durante a comemoração dos dez anos do Programa Acompanhante de Idosos (PAI)

 

 Fotos: Edson Hatakeyama

 

O prefeito Bruno Covas anunciou nesta quarta-feira (31), no Espaço Multiuso, na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, a portaria intersecretarial que dará atenção integrada para idosos atendidos nos Centros Dia (CDI), Centros de Acolhida Especial (CAEI) e Instituição de Longa Permanência (ILPI). O evento marcou também a comemoração dos dez anos do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) e contou com a participação dos secretários de Saúde, Edson Aparecido, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará.

A portaria institui os serviços híbridos entre as secretarias e prevê que os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) passem a contar com equipes de saúde.

"Precisamos dar atenção aos nossos 1,3 mil idosos. Por isso, é importante que recebam atenção das duas secretarias, que devem trabalhar de forma conjunta. A responsabilidade é uma só", afirmou o prefeito Bruno Covas.

Para Filipe Sabará, a proposta intersecretarial é um avanço nos serviços de atendimento aos maiores de 60 anos instalados no município.

"A proposta desta iniciativa é dar atenção a um público que cresce a cada dia, pelo aumento da perspectiva de vida”, declarou.

Atualmente, o único espaço que conta com estes profissionais é a ILPI III Canindé. Os contratos se dão por meio de convênio com entidade parceira. Estima-se que a ação conjunta atenda cerca de 1.660 idosos em 37 unidades de SMADS, com 21 equipes de saúde compostas por enfermeiros e técnicos de enfermagem e apoio de 955 equipamentos da SMS. O custo para contratação de equipes de saúde para esta finalidade é de cerca de R$ 286 mil por mês, incluso no orçamento de 2019, conforme prazo estipulado na portaria.

"Esta integração entre as duas secretarias, que transforma os Centro Dia do Idoso (CDI), Centros de Acolhida Especial para Idoso (CAEI) e Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) em equipamentos conjuntos, representa um avanço nas políticas públicas voltadas para as pessoas idosas, em consonância com a Convenção Interamericana dos Direitos da Pessoa Idosa, de 2015", destacou Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde.

Essa convenção define que os equipamentos híbridos ou sócio sanitários integrados são “benefícios e prestações institucionais para atender as necessidades de tipo sanitário e social do idoso, com o objetivo de garantir sua dignidade e bem-estar e promover sua independência e autonomia”.

Perfil da população idosa no município

Atualmente, os idosos correspondem a 14,8% do total da população de São Paulo e são atendidos na Atenção Básica, por meio da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI-AB). Em média, a classificação é de aproximadamente 45% de idosos saudáveis, 35% de idosos pré-frágeis e 20% de idosos frágeis. Os saudáveis e pré-frágeis são acompanhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e os frágeis pelas Unidades de Referência à Saúde do Idoso (URSI).

Sobre o Programa Acompanhante de Idosos (PAI)

O PAI é uma iniciativa municipal, oficializada em 2008 pela SMS e tem como objetivo atender aos idosos em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social.

O programa tem, atualmente, 44 equipes distribuídas entre as seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e, ao longo dessa década, já atendeu cerca de 15.500 idosos, sendo 5.200 idosos atendidos por mês, aproximadamente, 120 por equipe, todos com diferentes graus de fragilidade funcional e vulnerabilidade social (grande parte sem nenhum tipo de suporte social), promovendo atendimento integrado às ações da Rede de Atenção à Saúde (RAS). As equipes contam com um assistente social (coordenador), um enfermeiro, dois técnicos/auxiliares de enfermagem, um médico e 10 acompanhantes de idosos.

A divisão das equipes do PAI por CRS:

CRS
Nº de equipes de PAI
Capacidade de atendimento
Centro 5 600
Sudeste 8 960
Sul 10 1300
Norte 7 940
Oeste 8 960
Leste 6 720
Total 44 5480

 

collections
Galeria de imagens