Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 | Horário: 17:22

Zona Sul conquista quatro prêmios no Fórum Estadual de Tuberculose

Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) Parelheiros e M’Boi Mirim, o Laboratório de Santo Amaro e a Penitenciária de Parelheiros tiveram reconhecimento das ações de combate à doença

O empenho das equipes de saúde na realização de ações de tratamento e cura da tuberculose na zona Sul da capital foi, mais uma vez, reconhecido: a região recebeu quatro prêmios no Fórum Estadual da Tuberculose 2018, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no último dia 27 de setembro.

O encontro aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, foi destinado aos profissionais de saúde e reuniu representantes de diversos municípios do Estado de São Paulo.

O Fórum discutiu as novas perspectivas no diagnóstico, as novas recomendações para o tratamento e o panorama geral da tuberculose no Brasil. Também foram discutidos outros temas de interesse para o controle e novas tecnologias no combate à tuberculose.

Após as apresentações, houve a premiação de municípios, unidades prisionais, laboratórios e Grupos de Vigilância Epidemiológica pelos seus desempenhos.

A coordenadora de vigilância epidemiológica da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) Parelheiros, Vivian Rodrigues, foi quem recebeu o prêmio pelo trabalho que a unidade desempenha no território. Vivian explicou o que o prêmio representa aos profissionais da Uvis. “O prêmio obtido por toda equipe de Parelheiros significa o reconhecimento do trabalho prestado, desenvolvido e estimulado. Entendemos que este prêmio valoriza o empenho de todos os profissionais, despendido a cada caso de tuberculose suspeito, diagnosticado e acompanhado. Fortalece nossas ações, sinalizando que estamos no caminho certo”.

Algumas atividades desempenhadas pela UVIS são a sensibilização dos profissionais para fazer uma busca incansável de sintomáticos respiratórios, oferta de Tratamento Diretamente Observado (TODO) a todo paciente acompanhado, inclusive com a criação de estratégias para maior adesão e visita domiciliar compartilhada entre serviços de saúde e UVIS, para os casos com dificuldade de adesão ao tratamento.

A Uvis M’Boi Mirim foi outra unidade premiada. A unidade realiza matriciamento mensal dos casos de tuberculose, além de visita domiciliar nos dez primeiros dias de tratamento da doença para avaliação. O trabalho é feito em parceria com as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do território, além dos médicos, como conta a interlocutora de tuberculose da UVIS, Beatriz Cavezale. “Realizamos educação continuada mensal com as enfermeiras e auxiliares de enfermagem, e uma vez por ano com os médicos. Este prêmio é o reconhecimento do trabalho em conjunto e do empenho das enfermeiras das UBS que lidam diretamente com os pacientes. Temos também as Organizações Sociais de Saúde (OSS) que estão abraçando a causa contra a tuberculose”.

Prêmios conquistados pela zona Sul

A zona Sul ganhou quatro prêmios em três categorias, sendo elas:

- "Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose" – UVIS Parelheiros e UVIS M' Boi Mirim;

- "Culturas Realizadas em 2017" – Laboratório de Santo Amaro;

- "Taxa de Cura e Busca de Tuberculose 2018" – Penitenciária de Parelheiros.

 

collections
Galeria de imagens